Ao som de gospel e músicas de Natal, 3,2 milhões de luzes vão acender-se no dia 29, nas Caldas da Rainha, marcando o arranque do “Caldas Natal Encantado”, programa de animação em que a autarquia investiu 278 mil euros.
Meia centena de ruas, cinco largos, seis rotundas e as fachadas de seis edifícios das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, vão iluminar-se entre o próximo dia 29 e 6 de janeiro de 2026, no âmbito do programa “Caldas Natal Encantado”, que nesta edição arranca com um concerto do “TuneUp Voices”, um coro com cerca de 40 elementos que animará a cidade com músicas gospel e temas de Natal.
A inauguração das 3,2 milhões de luzes usadas na iluminação de Natal marcam o arranque do programa de animação que este ano tem como novidades “a aposta no videomapping, com a projeção de pequenos filmes de Natal nas fachadas dos edifícios da Câmara, da igreja e do tribunal”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente).
Além da tradicional árvore gigante instalada na Praça 25 de Abril, com 27 metros de altura, o “Natal Encantado” nas Caldas da Rainha tem como atrativos uma Casa de Gengibre (na Praça 5 de outubro), a Casa do Pai Natal (na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I), um Mercado de Natal de Artesanato (na capela de S. Sebastião), um Mercado de Natal (no Céu de Vidro) e um presépio (no coreto do parque).
A concurso vão estar, como habitualmente, os presépios das freguesias e as árvores de Natal das escolas do concelho, cuja exposição integra o programa marcado por workshops, paradas de Pai Natal, concursos e degustações de bolachas de Natal, um bazar à noite, um eco mercado, animação itinerante a percorrer as ruas da cidade e dois concertos, um de gospel e outro de rock dedicado ao Natal.
O programa divulgado pela autarquia será complementado com mais uma edição do “Caldas Food Festival”, que decorrerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, com dezenas de rulotes de street food instaladas na avenida 1.º de maio, evento em que a Câmara investiu 10.896 euros.
O orçamento da iluminação e animação de Natal ascendeu este ano a 278.149 euros, a que se juntará um investimento de 73 mil euros na Passagem do Ano, divulgou o autarca.
Em 2024, a câmara tinha investido 310 mil euros no programa – desenvolvido em parceria com a Associação Comercial dos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO). Cerca de 124 mil euros foram referentes à iluminação e os restantes relativos a custos com animação.