“Movimentos de massas” obrigaram, esta manhã, à suspensão da circulação na Linha do Oeste, entre as localidades de Estação e Ortigosa, no concelho de Leiria, na sequência da forte precipitação que se fez sentir durante a noite e ainda na manhã desta quinta-feira.
De acordo com Luís Lopes, vereador da Proteção Civil, a decisão vai manter-se até que “a CP verifique a estabilidade e decida se poderá ou não repor-se o serviço”.
Em Leiria, o território mais afetado foi aquele que se situa “em zonas mais baixas”, nomeadamente na Barosa e em Regueira de Pontes, tendo sido registadas 32 ocorrências entre a meia-noite e as 10 horas de hoje.
“As situações mais complexas têm a ver com algumas inundações em empresas e no Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, onde uma das salas vai ficar sem funcionar durante o dia, mas o restante serviço está a funcionar na sua plenitude”, adiantou o autarca.
Nesta altura “mantêm-se muitas equipas na rua” a dar conta de ocorrências, na sua maioria inundações, quedas de árvores e movimentos de terras.
Entretanto, nas páginas de Facebook da Uniões de Freguesias tem surgido alertas para que a população redobre os cuidados. É o caso de Marrazes e Barosa, que dá conta que “as linhas de água transbordaram, originando alagamentos em várias vias, nomeadamente nas zonas da Barosa e Moinhos da Barosa”.
Estando equipas de proteção civil no local, pede-se à população que “evite a deslocação em estradas contíguas ao Ribeiro e Rio Lis, respeitando as indicações das autoridades, equipas de proteção civil e serviços municipais”.
Também em Parceiros e Azoia há registo de estragos, alerta-se que “todo o cuidado é pouco”, e é pedido que caso seja verificada “alguma situação que possa representar risco para a segurança de pessoas ou bens”, seja transmitida às autoridades



Na freguesia de Monte Redondo, “a rua principal do Braçal e a rua da Fonte, na ribeira da Bajouca, encontram-se instrasitáveis”, lê-se numa publicação partilhada pela Junta de Freguesia.



A passagem da depressão Cláudia está-se a fazer sentir um pouco por todo o país, com muita chuva, vento e agitação marítima.
O distrito de Leiria esteve sob aviso laranja, devido à previsão de chuva forte e persistente, desde as 21 horas de ontem, quarta-feira, e até às 9 horas de desta quinta-feira, dia 13.
Nesta altura, o território está sob aviso amarelo, devido à persistência de aguaceiros fortes, até às 21 horas de amanhã, dia 14.