A S.A. Marionetas continua a segurar bem alto o Dom Roberto. Agora a companhia de Alcobaça recuperou mais um dos títulos deste teatro tradicional de marionetas português, inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.
Desde 1997, a S.A. empreendeu uma investigação que permitiu recuperar seis títulos do Teatro Dom Roberto: “O Barbeiro”, “A Tourada”, “O Castelo dos Fantasmas”, “Rosa e os Três Namorados”, “O Saloio de Alcobaça” e, agora, “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, que tem estreia marcada para sábado, dia 22 (16h), no Armazém das Artes, em Alcobaça.
“Este é um dos últimos títulos possíveis de recuperar do Teatro Dom Roberto, tendo sido a sua reescrita possível através da memória ainda viva de fragmentos do espetáculo de um conjunto de pessoas entrevistadas”, de norte a sul do país, passando também pela Galiza, explica a S.A. Marionetas.
A investigação dá origem também a uma exposição no Armazém das Artes (com documentário) e ao lançamento de mais um volume do “Caderno de Teatro de Marionetas”, o quarto, onde fica fixada a nova criação. O lançamento será no dia 6 de dezembro, também no Armazém das Artes.