Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Desfibrilhadores, arranjo de rotunda e melhorias em escolas vencem orçamento participativo de Leiria

Quatro propostas mais votadas vão representar um investimento superior a 800 mil euros.

A instalação de desfibrilhadores nas 20 freguesias do concelho de Leiria tem um custo calculado em 160 mil euros

A colocação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) nas 20 freguesias do concelho foi uma das quatro propostas vencedoras da edição de 2025 do orçamento participativo de Leiria, representando um investimento de quase 820 mil euros.

A proposta, denominada “Leiria Salva”, integrava a tipologia Material e está orçada em 159.408 euros.

Já na tipologia Jovem ganhou a proposta para colocar uma cobertura no recreio da Escola Básica de Santa Catarina da Serra (avaliada em 220 mil euros)

O arranjo paisagístico da Rotunda da Bemposta, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça (com a colocação de elementos da natureza que se integrem na diversidade autóctone da região e de uma estátua de Santa Catarina) e a implementação de um espaço lúdico-pedagógico no exterior na Escola Básica Dr. Correia Mateus, em Leiria, para ações sobre sustentabilidade, proteção ambiental e alterações climáticas, foram as restantes propostas vencedoras, estas na tipologia Verde ou Imaterial. Têm um valor estimado e 440 mil euros.

Segundo a Câmara de Leiria, registaram-se 11.651 votos e as quatro propostas que vão ser executadas representam “um investimento global de 819.408 mil euros (dos 880 mil disponibilizados para esta edição)”.

Assim, o valor remanescente – 60.592 euros – vai ser afeto à edição do próximo ano, ao qual acrescem 1,25% das despesas de capital deste ano.

Nesta edição, “foi apresentado um total de 34 propostas, tendo o júri admitido 20 para votação”, adiantou a autarquia, presidida por Gonçalo Lopes.

“O orçamento participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”, acrescentou.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.