
Por estes dias, Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, reúne uma constelação de estrelas de futsal.
A cidade acolhe o Mundo do Futsal Experience Penalty 2025, evento que reune atletas, treinadores, dirigentes e figuras da modalidade de diferentes países, entre 15 e 20 de dezembro, para reconhecer os maiores destaques do futsal mundial da temporada.
Esta quarta-feira, dia 17, Rodrigo Monteiro, jogador de 19 anos, natural de Pombal, marcou presença na Gala Mundo do Futsal Altipisos 2025, cerimónia que entrega os prémios mais prestigiados do futsal mundial, e recebeu o trofeú de Melhor Jogador Jovem Masculino do Mundo.
O prémio surge no mesmo ano em que o atleta do SC Ferreira do Zêzere, formado no Núcleo SCP Pombal e no CCRD Burinhosa, se sagrou campeão Europeu sub19 por Portugal, em outubro passado, competição onde foi eleito também o melhor marcador da competição, com sete golos.
Esta é a primeira época do jogador no principal campeonato nacional da modalidade.
Além de Rodrigo Monteiro, Portugal recebeu outro prémio individual, para Melhor Guarda-redes, atribuído a Ana Catarina, do Benfica, que, já no Campeonato do Mundo de futsal feminino, tinha merecido igual distinção. O Brasil venceu Portugal na final do mundial por 0-3.
Resultado da gala foram eleitos melhores jogadores do mundo os brasileiros João Victor (Barcelona / Brasil) e Emilly Marcondes (Torreblanca Melilla / Brasil), tal como o melhor guarda-redes masculino, Luan Müller (Illes Balears Palma Futsal). Laura Córdoba (Atlético Navalcarnero – Espanha) foi eleita melhor Jogadora Jovem do Mundo.