Odete é uma jovem bruxa que vive com a sua mãe, Tetê, e com a sua irmã, Luci. Uns meses antes, Odete forçou Luci a fazer-lhe uma poção de amor, o que fez com que Luci se transformasse num sapo. Para reverter este feitiço, Odete terá de derramar uma lágrima provocada por um desgosto amoroso… “Se eu quiser, choro” é um projeto de Carolina Aguiar.
“A minha intenção é fazer algo que eu gostava de ver na televisão”, explica a realizadora natural de Leiria, na nota de intenções. Misturando personagens humanas e realistas com um mundo de fantasia, “pintado com as cores de outono”, promete-se “algo novo, que ainda não existe em Portugal: um romance leve, cómico, e com muita fantasia à mistura”.
A produção acrescenta que “Se eu quiser, choro” surgiu “de forma muito espontânea e da vontade da autora contar uma história doce e repleta de magia”. “Que soubesse ao primeiro dia frio e chuvoso do ano, e que cheirasse a café quente, bolachas com gengibre e abóbora”, descreve-se.
A série esteve em rodagem em novembro, na Quinta do Cidral, em Alcobaça, cenário principal – “a casa perfeita para a história” -, e há também uma cena filmada na biblioteca da EB 2,3 dos Marrazes, em Leiria.
Além de Carolina, a equipa é composta por 15 pessoas, algumas também de Leiria e ainda de Alcobaça e da Benedita. No elenco, destaca-se a participação de Lúcia Moniz no papel de Tetê, a mãe de Odete, a personagem principal, interpretada por Filipa Saavedra.
“Se eu quiser, choro” será lançada na plataforma RTP Play, em data a anunciar. Mas prevê-se que aconteça no último trimestre de 2026.
“Porta Premium” no ar
Já em exibição, e disponível também na RTP Play, está “Porta Premium”, uma comédia sobre a crise da habitação em Portugal, escrita pelo leiriense Diogo Figueira, em coautoria com Tota Alves e Susana Romana.
Com Gonçalo Waddington, Sónia Balacó, Tânia Alves, Mauro Hermínio e Janico Durão nos principais papéis – e realização de Tota Alves -, relata a aventura de um grupo de consultores que se prepara para a cerimónia de entrega de prémios imobiliários.
“Porta Premium” pode ser vista aqui.