

Inaugurado em 2003, para a realização do Euro 2004, o estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, apresentou-se sempre de uma forma bastante colorida, resultante do projeto do arquiteto Tomás Taveira.
Nos últimos anos, fruto das operações de manutenção, alguns tons foram substituídos e um novo layout passou a apresentar o municipal de Leiria. Em agosto de 2022, a União de Leiria SAD, numa parceira com o município, “vestiu” o topo Norte com uma lona gigante que cobre integralmente a fachada inacabada do estádio, do lado exterior.
Além da lona no exterior, entretanto já atualizada e reajustada devido às obras na torre nascente, e outra no interior, foram pintadas de vermelho as escadarias que percorrem as bancadas do estádio, até então verdes, e aplicadas algumas frases motivacionais nas bancadas.
Simultaneamente, foram instaladas duas lonas, junto às torres nascente e poente, com as imagens de José Mourinho e Carlos Vieira, pela sua ligação à cidade e ao clube.
Esta terça-feira, dia 6, quem esteve no estádio de Leiria a assistir à primeira meia-final da Taça da Liga, só conseguiu identificar uma delas, a do antigo bombeiro-ciclista Carlos Vieira. É que a lona com a figura de José Mourinho, onde está inscrita a frase “Foi aqui que tudo começou para mim. De Leiria ao topo do Mundo. Obrigado União”, foi retirada do estádio.
O principal motivo está relacionado precisamente com a realização da Taça da Liga. Durante o evento, à semelhança de outros anos, todos os suportes publicitários referentes à União de Leiria foram retirados e substituídos por materiais da Allianz Cup.
No caso da lona com José Mourinho, agora técnico do Benfica, equipa que joga esta quarta-feira em Leiria com o Sp. Braga, por um lugar na final da prova, o equipamento foi mesmo retirado e, no seu lugar, surgiu uma parede vermelha, que a tinta não preencheu na totalidade, com uma mancha a lembrar a anterior cor daquela zona do estádio, em tons de laranja.
Já do lado nascente, a lona referente a Carlos Vieira permanece no local.
Outra zona que também foi “limpa” para a realização da Allianz Cup foi o topo norte. As lonas, com a inscrição “Uma União forte”, em tons de vermelho e azul, foram retiradas. O topo norte, do lado do relvado, ficou preenchido apenas com as antigas velas, ainda que com uma tonalidade sumida, fruto do tempo de exposição às condições meteorológicas.
(Atualização no dia 8 de janeiro, às 16h30)
No dia 7, a parede do estádio foi pintada na totalidade de vermelho. Esta era a forma como os adeptos encontraram a parede do estádio enquanto assistiram ao jogo Benfica – Sp. Braga.
