Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

A estranha relação entre humanos e formigas numa performance com o Leirena e música de Surma

Espetáculo cruza várias disciplinas e tem a participação de artistas de Leiria. A estreia é neste dia 12 de fevereiro, em Agualva-Cacém.

Atores de Portugal, a dança galaico-portuguesa da Galiza e coreografia contemporânea da Finlândia cruzam-se em palco em "Conversas com formigas" FOTO: leirena teatro

Uma cocriação interdisciplinar de companhias de teatro e dança de Portugal, Espanha e Finlândia, com a participação do Leirena Teatro e de Surma, estreia-se hoje, 12 de fevereiro, em Agualva-Cacém, concelho de Sintra, Lisboa, onde é lançado o projeto que propõe um diálogo entre humanos e formigas.

“Conversas com formigas” junta o teatromosca, do Cacém, Leirena, de Leiria, a companhia de dança galaico-portuguesa Colectivo Glovo, da Galiza, Espanha, e a estrutura de dança contemporânea Kekäläinen & Company, de Helsínquia, na Finlândia.

Segundo a organização, a performance procura lançar um diálogo entre humanos e formigas: 

“Espalhadas por quase todo o planeta e organizadas em sistemas complexos fundamentais para o equilíbrio da biosfera, as formigas evidenciam, em simultâneo, a proximidade e o fascínio, mas também a distância e a estranheza que marcam a relação humana com o mundo natural”. 

A partir de dados científicos, memórias pessoais e imagens poéticas, as quatro estruturas constroem uma performance em que se lança “uma reflexão física e sensorial sobre movimento, peso, percurso, escuta, decisão e coexistência”. 

“Logo, o diálogo tão necessário quanto impossível, será antes uma conversa com a nossa memória, com as nossas suposições, com o nosso futuro incerto e com as condições fundamentais da vida na Terra”, acrescenta-se na informação divulgada.

Leirena Teatro, teatromosca, Colectivo Glovo e Kekäläinen & Company mergulham com este projeto num conceito em permanente transformação, “que será (re)adaptado a cada espaço de apresentação, em formato ‘site-specific’, com um performer local e os recursos singulares de cada território”.

“Conversa com formigas” estreia-se hoje às 21 horas, no Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém, onde tem mais duas apresentações na sexta-feira e no sábado. No dia 13 de fevereiro, haverá conversa no final do com público.

A cocriação internacional será ainda apresentada em Leiria, integrada no festival Novos Ventos, em Helsínquia e em Vigo, Espanha.

No final, o projeto contará com uma versão que reúne os quatro performers e música ao vivo de Surma, e outras quatro versões em formato solo.

Esta criação de Kari Hukkila, Sanna Kekäläinen, Milene Fialho, Fran Martínez, Frédéric da Cruz Pires, tem direção artística de Sanna Kekäläinen, que também interpreta, juntamente com Milene Fialho, Fran Martínez e Frédéric da Cruz Pires.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *