Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Depressão Kristin

Câmara de Figueiró dos Vinhos apela à disponibilização de plataformas elevatórias

O Município explica que a reparação dos telhados é “uma prioridade absoluta para proteger as famílias” atingidas.

A Câmara de Figueiró dos Vinhos apelou hoje ao apoio urgente de empresas e particulares com plataformas elevatórias telescópicas e operadores habilitados para ajudar na reparação das coberturas das habitações afetadas pela depressão Kristin.

Em comunicado, o município do distrito de Leiria explicou que a reparação dos telhados é “uma prioridade absoluta para proteger as famílias” atingidas e “acelerar o regresso à normalidade”, sendo indispensável a utilização de plataformas elevatórias para garantir “rapidez e segurança” nos trabalhos.

Nesse sentido, a autarquia apela à colaboração solidária de empresas que disponham destes equipamentos, de operadores qualificados que se voluntariem e de entidades ou particulares que possam disponibilizar os meios, mesmo que por curtos períodos.

Os interessados em colaborar devem contactar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos ou a Câmara Municipal, através do endereço eletrónico comunicacao@cm-figueirodosvinhos.pt.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados