Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

“Não se espera que haja um alargamento da área inundada em Leiria”, diz vereador da Proteção Civil

Luís Lopes avança que os caudais dos rios Lis e Lena estão a estabilizar.

Os caudais dos rios Lis e Lena estão a estabilizar, não sendo esperado um alargamento da área inundada em Leiria, segundo disse Luís Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal.

“Os caudais dos rios estão a estabilizar, não se espera que haja um alargamento da área inundada, a não ser que haja um rombo num dos troços do rio Lis ou Lena, o que não é expectável, uma vez que há uma redução da pressão também nesses locais”, disse ao final da tarde desta quinta-feira.

De acordo com o autarca, ao longo do dia de hoje foram deslocadas 66 pessoas, 45 junto à Escola Profissional de Leiria e 21 na zona da Ponte das Mestras, neste último caso oito com recurso a embarcação dos fuzileiros.

Fora ainda retiradas 18 ovelhas também na zona da Ponte das Mestras.

Luís Lopes avança que “foram feitas evacuações preventivas na zona do Picheleiro e Barosa” e já durante a tarde foi efetuado “um condicionamento de circulação de tráfico rodoviário na Nova Leiria [avenida 22 de Maio]”.

“[Tratou-se] de uma medida preventiva caso tivéssemos de fazer alguma evacuação tínhamos esse canal liberto para podermos movimentar os meios”, explica.

A via deverá ser reaberta ainda esta tarde, tendo em conta que se trata de uma rua onde circula muito trânsito, principalmente ao início e final do dia. Continua interdita a circulação no Jardim da Almuinha Grande e na Ponte das Mestras.

Apesar da estabilização dos caudais dos rios, o autarca avança que “não será expectável que as pessoas deslocadas regressem a casa nas próximas horas porque ainda vai levar algum tempo até o nível da água baixar”.

Luís Lopes assegura que estas pessoas estão a ser acompanhadas pelos serviços do Município e, em alguns casos, também por familiares.

Nas próximas horas é esperada uma redução da precipitação, mas o responsável alerta que “já daqui a dois ou três dias haverá novamente um período de precipitação prolongada e a probabilidade de ocorrências de cheia como aconteceu durante o dia de hoje”.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *