Obras na estrada que liga à Praia da Vieira desesperam comerciantes
As obras que ligam Vieira de Leiria e a Praia da Vieira começaram em novembro. Os comerciantes estão a desesperar e temem que a empreitada não esteja pronta para a abertura da época balnear.
Este artigo tem mais de 9 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Alberto Gomes, comerciante na Praia da Vieira, na Marinha Grande, faz as contas à vida: “tenho duas empregadas e a loja com quase 300 mil euros aqui dentro, e tenho impostos para pagar”. Para este comerciante, as obras na estrada que liga a Praia à Vieira, não estão a ajudar em nada. Antes pelo contrário. “O negócio caiu pelo menos 70 por cento desde o arranque das obras”, aponta. Alberto Gomes concorda com a realização das obras, mas contesta a demora na sua conclusão.
Com a principal via de acesso à praia fechada – as alternativas implicam desvios significativos por vias nem sempre bem sinalizadas – este comerciante garante que tem vários clientes que lhe dizem que passaram a evitar aquela zona. “Como fazem o mercado ao domingo à tarde no Pedrógão, as pessoas já não vêm para aqui porque há filas”, contesta. Alberto Gomes não consegue entender por que razão, pelo menos ao fim-de-semana, a estrada não tem estado parcialmente aberta.
Aldina Faustino, do restaurante Summercaravel, situado no areal, tem reclamação semelhante: “Deviam ter deixado uma faixa aberta e já podiam vir algumas pessoas”. Como isso não acontece, explica, tem perdido muitos clientes. “Até familiares meus me dizem que não vêm cá porque não querem dar uma volta tão grande”, referindo-se ao desvio que é necessário fazer para aceder à praia. Entretanto, a praia está preparar-se para o começo dos dias de afluência ao areal para receber quem aqui vai a banhos.
As obras arrancaram em novembro e foi anunciado que durariam seis meses. A intervenção afeta uma extensão de aproximadamente 2,5 quilómetros e foi anunciado que representa um investimento que ronda os 800 mil euros.
Francisco Almeida Gomes, empresário com uma unidade hoteleira instalada na Praia da Vieira, já manifestou o seu receio com o eventual atraso na conclusão das obras. No início de maio, levantou a questão ao executivo municipal. Na altura, o presidente da Câmara, Paulo Vicente, adiantou contar que a faixa de rodagem passasse a estar aberta no início de junho.
O REGIÃO DE LEIRIA questionou o município para confirmar a data em que se previa a abertura da via, bem como quando se previa a conclusão da totalidade da intervenção, não tendo obtido resposta.
Para quem aguarda por clientes na praia, a questão mantem-se sempre atual: Será que a estrada abre a tempo do arranque da época balnear? Alberto Gomes mostra-se incrédulo. “É como as obras na ponte [das Tercenas]”, diz, referindo-se a obras que se arrastaram no tempo. Aldina Faustino também ensaia uma resposta: “Duvido muito”.
(Notícia publicada na edição de 1 de junho de 2017 do REGIÃO DE LEIRIA)
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.