Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Jovens de Leiria concorrem com quatro projetos ao Orçamento Participativo Jovem

São quatro os projetos apresentados por jovens de Leiria que se encontram a votação no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem). O prazo de votação termina hoje.

A área da Sustentabilidade Ambiental é a que contempla mais projetos (66), seguindo-se as de Educação para as Ciências (46), Desporto Inclusivo (32) e Inovação Social (23)

São quatro os projetos apresentados por jovens de Leiria que se encontram a votação no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem). O prazo de votação termina hoje.

Um deles, submetido por Henrique Querido, propõe a reflorestação do Pinhal de Leiria, com a plantação de pinheiros bravos, mediante seleção de “sementes de pinheiros que tenham sobrevivido para não se perder a genética”. O investimento previsto ronda os 40 mil euros e a intervenção pretende abranger os concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal.  A proposta está a concurso com o número 172.

Ainda na área da sustentabilidade, Carolina Cruz propôs a criação de uma pequena rota pedestre em torno da Lagoa da Ervedeira, na freguesia do Coimbrão, com ligação à ciclovia da Estrada Atlântica já existente. A ideia passa por submeter o percurso para homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e inclui-lo na Rede Nacional de Percursos Pedestres. Aumentar o número de visitantes no concelho de Leiria e atrair mais consumidores de Turismo Natureza, incrementar a prática de exercício físico informal, aliando-o “à exploração e conhecimento do património natural, cultural e histórico de Leiria” são outros objetivos do projeto, identificado com o número 9. O orçamento associado é de 10 mil euros.

Tiago Gomes propôs, por sua vez, a criação de uma Oficina de Artesanato, a implementar nas freguesias de Ilha (Pombal) e de Monte Redondo (Leiria). A realização de um encontro entre gerações, que poderá passar por um colóquio sobre “a arte de saber trabalhar o junco, o bracejo ou o vime”, pretende traduzir-se num “call for papers de alcance nacional” e dar origem a um livro. De acordo com a proposta (identificada com o número 167), serão ainda realizadas oficinas dos diversos ofícios artesanais com intuito de reforçar o diálogo e a transmissão de saberes intergeracionais. Esta proposta foi orçada em 4.000 euros.

Ana Fonte lançou ainda uma proposta para implementar contentores de compostagem em hortas comunitárias, com o formato de um “porco muito amigável”, sendo objetivo aproveitar a matéria orgânica produzida como fertilizante nas horas comunitárias. O projeto, intitulado como “Porquinho Sam” (e identificado com o número 64), pretende ser implementado nos concelhos de Leiria e do Porto, tendo sido avaliado em 25 mil euros.

Os 167 projetos a votação podem ser consultados na página do OP Jovem em opjovem.gov.pt, sendo que o prazo de votação termina hoje, dia 22 de dezembro. Para votar basta enviar uma SMS para o 4310 com o número da proposta + espaço + 12 dígitos do número de Cartão de Cidadão. Exemplo: nº proposta (espaço) 012345678AB9.

Aberto à participação de jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, o OP Jovem foi contemplado com um montante global de 300 mil euros, reservados a projetos nas áreas do desporto inclusivo, educação para as ciências, inovação social e sustentabilidade ambiental.

Não implicar a construção de infraestruturas e beneficiar mais do que um município foram alguns dos critérios de admissão. Os resultados da votação serão divulgados na próxima semana.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados