Os diretores de serviço da área clínica do Centro Hospitalar de Leiria divulgaram na tarde desta quarta-feira, uma declaração pública sobre a “complexa situação” vivida no Serviço de Urgência (SU), exigindo uma resposta da tutela para o problema.
Resultado de uma reunião que os diretores de serviço realizaram ontem, terça-feira, a declaração, de cinco pontos, reconhece “a gravidade dos problemas” do serviço que tem estado “sobrecarregado pelo elevado número de doentes que a ele têm acorrido ao longo dos últimos meses”.
Para além de apontarem a “necessidade da implementação de um conjunto de medidas urgentes para as quais manifestam toda a disponibilidade para colaborar”, os diretores de serviço deixam ainda exigência de uma “resposta adequada” para o problema, direcionada “aos organismos da tutela”.
Nesta declaração conjunta, afirmam-se “conscientes” da “natureza multifatorial” da situação, a que “não são alheios os constrangimentos de natureza financeira, a falta de recursos humanos, a total perda de autonomia das instituições e a incapacidade de resolução do problema do acesso aos serviços de saúde”.
//= generate_google_analytics_campaign_link("leitores_frequentes_24m") ?>Para além de manifestarem “total solidariedade” com os colegas que trabalham no SU, os signatários da declaração divulgada esta tarde, adiantam ainda estar em “total desacordo pela forma como o problema do Serviço de Urgência tem sido tratado por alguns órgãos de comunicação”.
Os diretores de serviço apelam ainda “às organizações profissionais” para que “não contribuam para este clima” e para que participem “na procura das melhores soluções”.