Assinar
Leiria

Serviço de Nefrologia disponível nas três unidades do Centro Hospitalar de Leiria

A especialidade de Nefrologia já conta com um serviço próprio que serve as unidades hospitalares de Leiria, Pombal e Alcobaça. A equipa inclui três médicos e apoio de enfermeiros, nutricionista, assistente social e outros profissionais de saúde.

Disponível desde novembro de 2018 no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a especialidade de Nefrologia já conta com um serviço próprio que serve as unidades hospitalares de Leiria, Pombal e Alcobaça.

O novo Serviço de Nefrologia, liderado pelo médico Ricardo Macau, conta com três médicos e o apoio de uma equipa de enfermagem, nutricionista, assistente social e outros profissionais de saúde. O serviço funciona nos dias úteis, entre as 8 e as 18 horas, com consultas nas três unidades do CHL, incluindo a de Nefrologia – Diabetes e as do Hospital de Dia.

A atividade assistencial  inclui também a a consulta de esclarecimento de doença renal crónica, o internamento e a urgência de Nefrologia no Hospital de Santo André, em Leiria.

O novo serviço “permite ao CHL disponibilizar mais uma especialidade médica aos utentes da região, que a partir de agora podem cuidar da sua saúde renal com maior proximidade”, adianta Licínio de Carvalho, presidente do conselho de administração do CHL, citado numa nota de imprensa.

Desenvolvido com base na Unidade Funcional de Nefrologia, criada em novembro de 2018, o serviço estava já previsto na Rede Nacional de Especialidade e de Referenciação de Nefrologia de fevereiro de 2017.

“A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução”, explica por sua vez Ricardo Macau.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados