Assinar
Leiria

Novo Serviço de Vigilância Ambiental registou 49 ocorrências num mês

Cerca de metade (53%) das situações sinalizadas foram entretanto tratadas e resolvidas, estando 20% em fase de resolução e 23% em análise.

Foram 49 as ocorrências registadas pelo Serviço Municipal de Vigilância Ambiental (SMVA) de Leiria no seu primeiro mês de funcionamento.

Lançado pela Câmara de Leiria, a 15 de fevereiro com vista à prevenção e redução de ocorrências e infrações ambientais, o novo serviço contabilizou 13 situações denunciadas por cidadãos e 36 detetadas pela equipa de vigilância constituída para o efeito.

Destacam-se entre as ocorrências reportadas situações de deposição indevida de resíduos, de óleos lubrificantes usados junto a oleões para óleos alimentares, de substâncias perigosas e de resíduos de construção e demolição, bem como descargas de efluentes domésticos, industriais e de origem não identificada, pragas e viaturas abandonadas.

Dos casos detetados pelo SMVA, apenas uma situação, relacionada com uma “descarga direta de efluentes para o solo, com implicações indiretas na linha de água”, foi encaminhada para o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA/GNR), adianta a vereadora Ana Esperança ao REGIÃO DE LEIRIA.

A deposição indevida de resíduos foi uma das situações assinaladas Foto de arquivo



Cerca de metade (53%) das situações sinalizadas foram entretanto tratadas e resolvidas pelo Município, estando 20% em fase de resolução e 23% em análise, “na sua maioria por carecerem de diligências e trâmites legais de maior morosidade”.

As ocorrências podem ser reportadas para o SMVA através da aplicação móvel do Município de Leiria, tendo sido este o meio mais utilizado (62%) pelos cidadãos, enquanto 23% foram comunicadas por email e 15% por WhatsApp.

Segundo a autarquia, este serviço “não pretende substituir as forças de autoridade nem as entidades de fiscalização, mas antes ajudar no sistema de vigilância, em estreita articulação, visando quer a redução de crimes ambientais, quer o tempo de intervenção”, através de ações de prevenção e dissuasão nesse âmbito.

2

Os leirienses podem recorrer à aplicação móvel do Município para solicitar a recolha de monos, o que sucedeu duas vezes no último mês. Em alternativa, muitos têm recorrido ao serviço de recolha porta a porta, ligando para o 244 852 541 ou 800 202 791

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados