Assinar
Cultura

Rede Cultura 2027 lança e-book sobre património cultural dos municípios

O livro digital reúne trabalhos de nove investigadores sobre locais e monumentos dos municípios que integram a Rede 2027.

Um e-book com as atas do colóquio “Património Cultural Europeu na Rede Cultura 2027”, realizado em outubro de 2020, vai ser lançado na próxima quinta-feira, 24 de junho, às 18h30, no Museu da Renda de Bilros de Peniche.

peças de Bordallo Pinheiro
A fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, foi um dos objetos de estudo. Foto: Joaquim Dâmaso

O livro digital reúne as investigações de nove jovens sobre locais e monumentos de várias cidades pertencentes à rede, nomeadamente acerca do património religioso de Peniche, das praias da Nazaré e de São Martinho do Porto, da fábrica Bordallo Pinheiro nas Caldas da Rainha, do castelo de Leiria, da igreja matriz de Arruda dos Vinhos e da Anta do Vale da Laje, em Tomar.

Os nove investigadores submeteram a concurso os respetivos trabalhos no âmbito do Congresso “O Futuro da Nossa Cidade”. Ana Raquel Machado, António Martins Costa, Bernardo Neves Garcia, Opeyemi Lateef Adewumi, Rodrigo de Melo Santos, Sara Garcês, Susana Madeira, Tiago Almeida Matias e Vanda Lopes da Costa foram os investigadores selecionados.

O lançamento do e-book conta com as intervenções de Francisco Teles da Gama, coordenador do colóquio, Bernardo Neves Garcia, mestrando em História e investigador, e Paulo Lameiro, diretor executivo da Rede Cultura 2027.

A iniciativa, que está a ser divulgada pelo Município de Peniche, tem a intenção de “aumentar o espaço, o lugar e a visibilidade de uma nova geração de investigadores que se interessa pelo [nosso] território”.

O evento será transmitido em direto na página de Facebook da Rede Cultura 2027.

Quanto aos trabalhos de investigação, estarão disponíveis para acesso total e gratuito no site da rede.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados