Assinar
Desporto

Adeptos acreditam na conquista do título nacional de futebol até ao último minuto

Concluída a primeira volta do campeonato, três adeptos da região dos principais clubes nacionais estão confiantes que a sua equipa vai vencer. Quer a Liga, quer as outras provas em que estão envolvidas.

joaquim dâmaso

Enquanto a bola rolar, a confiança vai continuar com níveis elevados de que é possível acreditar na conquista. O sentimento é comum aos adeptos do FC Porto, Sporting e Benfica, na semana em que arranca a segunda volta do campeonato nacional.

E para António Santos, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Batalha, nem a derrota sofrida na última jornada, com o Santa Clara, vai atrapalhar o caminho para a renovação do título de campeão. “Sabíamos que a derrota algum dia tinha que chegar mas continuamos confiantes. Se houve alguma coisa que aprendemos com o nosso treinador é que o percurso se faz jogo a jogo. Estamos no caminho certo”, diz.

A jogar em várias frentes – Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões – o pensamento é só um: “a vitória, seja em que prova for”.

O responsável leonino, que marca presença com regularidade em Alvalade, assegura que a equipa está motivada para repetir, em Leiria, a conquista da Allianz Cup e, em maio, o campeonato. “Desde que nasci, nunca fui bicampeão mas acredito que isso vai acontecer”, afirma.

Tarefa mais difícil poderá ter o Benfica. Mas se no passado a diferença pontual – que é de sete pontos para o FC Porto e quatro para o Sporting – foi ultrapassada, agora também a recuperação é possível. “Acredito sempre no Benfica. Penso que temos que ter confiança no novo treinador e esta alteração vai, naturalmente, mexer com a atitude da equipa. Vamos continuar com a entrega e raça benfiquista que nos caracterizam”, entende Luís Bem-Haja, presidente da direção da Casa do Benfica de Pombal. “E quero ganhar [o campeonato]”, acrescenta.

Líder nos triunfos da Taça da Liga, com sete vitórias em 14 edições, também aí Luís Bem-Haja quer arrecadar mais um título: “Que [o Benfica] vença essa prova como todas em que participa. Iremos continuar a ser o clube que venceu mais vezes a Taça da Liga e mais ainda se adicionarmos esse título”. Assume que será “ousado” assumir a vitória na Liga dos Campeões, mas essa é outra frente onde a equipa se mantém.

As últimas semanas fizeram João André Silva “acreditar que o ano que agora começou pode trazer boas notícias no plano desportivo”. O médico, um “apaixonado”, como se intitula, do FC Porto e da União de Leiria, acompanha com entusiasmo o sucesso das duas equipas na lideranças das provas (ver página ao lado). Se por um lado o FC Porto isolou-se na classificação do campeonato, beneficiando do deslize do Sporting, a União de Leiria ganhou maior distanciamento face ao segundo classificado. Tudo bons motivos para celebrar.

No entanto, nem só de campeonato vive o adepto João André e no horizonte estão também a Taça de Portugal, graças “ao certo romantismo que tem sempre a ida ao Jamor”, e onde já esteve por diversas vezes, ou a Liga Europa. “E sempre que fui a uma final, vim de lá satisfeito”, diz. Será um presságio?

A segunda volta do campeonato arranca este sábado e até 15 de maio há 51 pontos em disputa.

E apesar de não existirem equipas da região na principal prova do futebol português, há três jogadores, por coincidência todos da Nazaré, que têm dado cartas no campeonato.

Ricardo Esgaio, formado em Alvalade, voltou esta época ao Sporting, após quatro anos no Sp. Braga. Com 16 jogos na liga, fez quatro assistências para golo.

O irmão do defesa leonino está no Arouca, por empréstimo do Sp. Braga. Aos 26 anos, Tiago Esgaio, atuou em 11 jogos do campeonato, a que soma outro ainda ao serviço dos minhotos.

Quem segurou bem o lugar de titular no Paços de Ferreira foi Stephen Eustáquio que dos 17 jogos do campeonato, só não atuou em dois, um deles por castigo.

Treinadores de futebol realizam fórum em Leiria

É considerado como o maior evento de treino desportivo realizado em Portugal e vai decorrer em Leiria, nos dias 21 e 22 de março, no âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto 2022.

O Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol é um espaço de discussão sobre temas atuais da modalidade, tem palestras com alguns dos maiores especialistas mundiais, alguns deles portugueses, e ainda realiza workshops práticos de futebol e futsal. As atividades são certificadas pelo IPDJ (unidades de crédito) e pela UEFA.

Carlos Carvalhal, Jorge Jesus, Fernando Santos, Nuno Dias, Jorge Braz, Vítor Pereira, Francisco Neto, Domingos Paciência, entre muitos outros, estiveram presentes na última edição, em 2021.

Com a inauguração da CED no primeiro fim de semana de fevereiro, já este mês, decorre a final four da Allianz Cup, entre 25 e 29 de janeiro. Além dos três jogos de futebol, no dia 29 realiza-se a Corrida do adepto.

Também para março, nos dias 12 e 13, o Centro Nacional de Lançamentos e o Estádio de Leiria recebem a Taça da Europa de Lançamentos, outro dos eventos de maior destaque de Leiria 2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados