Assinar
Licenciatura

Engenharia e Gestão Industrial

Os titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) adquirem, ao longo da sua formação, um conjunto alargado de conhecimentos e competências em diferentes áreas do saber, realçando:

O domínio profundo dos conceitos e métodos específicos da Engenharia e Gestão Industrial, nomeadamente nas áreas de Gestão de Operações, Métodos Quantitativos Aplicados e Sistemas de Informação.
A capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos de forma a resolver problemas técnicos complexos, efetuar a interligação entre a gestão, a tecnologia, as operações e os sistemas de informação e avaliar as consequências das ações a propor.
A capacidade de criar, inovar, decidir e liderar.
A capacidade para tomar decisões ao nível operacional e estratégico e atuar como agente de mudança.
A capacidade para avaliar os impactos sociais das decisões tomadas ou propostas.
A capacidade de integrar conhecimentos não formais e do ambiente externo na tomada de decisões.
A capacidade para comunicar informação, ideias, problemas e soluções para audiências de especialistas ou não especialistas.
A facilidade em interagir com diferentes stakeholders nas organizações (em particular no que diz respeito à comunicação oral e escrita).
Capacidade em gerir, comunicar e partilhar de informação no contexto gestão de projetos complexos, associados à dinâmica da digitalização (Indústria 4.0);
A capacidade para prosseguir os estudos de modo auto-direcionado e autónomo, ao nível do mestrado.
Deste modo, o perfil flexível e multifacetado dos titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, permitir-lhes-á desempenhar funções num amplo leque de setores. De facto, dado o seu conhecimento sobre o funcionamento dos processos de fabrico associados a diferentes tipos de setores industriais e os conhecimentos de gestão global e técnica que possuem, ficam aptos a desempenhar funções na área de gestão das operações em empresas industriais dos mais diversos setores, empresas de serviços ou organismos públicos, tais como empresas de consultadoria e auditoria, têxteis, indústria automóvel, cerâmica e vidro, eletrónica e telecomunicações, bancos, seguradoras, empresas de moldes, plásticos, indústrias metálicas e metalomecânicas, calçado, revestimentos, mobiliário, madeiras, cimentos, gabinetes de contabilidade e gestão, empresas de alimentação e bebidas, energia, indústria e comércio de frio, construção civil e imobiliárias e químicas.

Instituição:
Universidade de Aveiro
Saber mais
Condições de acesso:
Se já tens o teu diploma do ensino secundário e realizaste os exames nacionais (neste ano ou nos últimos dois anos) correspondentes às provas de ingresso exigidas em cada curso e instituição, então já reúnes as condições para te candidatares aos cursos de licenciatura.