Assinar
Leiria

Faleceu Luís Roda, o comendador empenhado nas causas sociais

As cerimónias fúnebres realizam-se esta terça-feira, pelas 15 horas, na Capela da Casa Mortuária de Leiria

Luís António Roda

Faleceu no Centro Hospitalar de Leiria, com 102 anos, Luís António Roda, nascido a 2 de julho de 1920, no lugar de Apariços, então pertencente à freguesia de Pousos e hoje da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boavista, no concelho de Leiria.

As cerimónias fúnebres realizam-se esta terça-feira, pelas 15 horas, na Capela da Casa Mortuária de Leiria.

Luís António Roda foi o filho mais novo de três e único rapaz. Com apenas 11 anos, começou a trabalhar para a Casa F.H. Sequeira, loja de tecidos e modas. Cinco anos mais tarde, assumiu a gerência e escreveu aos fornecedores, apenas garantido pela palavra de um rapaz ainda menor.

A empresa vivia dias difíceis ao nível de tesouraria, mas dois anos após ter assumido a gerência, a situação da loja recuperou.

Em 1945, decide estabelecer-se por conta própria e opta por uma localização fora das áreas comerciais tradicionais (envolvente à praça Rodrigues Lobo e Mercado de Santana).

Luís Roda, abriu lojas e de armazéns em Leiria, Marinha Grande e Batalha, onde colocava os colaboradores mais antigos e a quem foi cedendo os estabelecimentos.

Cessou a vida profissional no início da década 80 do século passado, sendo reconhecido com o grau de Oficial da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe do Mérito Industrial), concedido pelo Presidente da República Ramalho Eanes.

Foi autarca em Leiria e esteve ligado a diferentes instituições da região. O seu papel na defesa de causas sociais valeu-lhe, em 1994, a atribuição do grau de Comendador da Ordem de Mérito e, em 2009, a atribuição da Medalha de Prata do Município de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados