Assinar
Cultura

Duelo no palco do Teatro José Lúcio da Silva com “Cavalleria Rusticana”

Ópera italiana histórica é apresentada este sábado à noite na sala de Leiria.

A ópera de Mascagni é apresentada em Leiria este sábado

É com ópera italiana que abre o mês de setembro no Teatro José Lúcio da Silva – e logo com uma obra histórica. Considerada a primeira ópera verista italiana – ou seja, baseada na vida real -, “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni e libreto do poeta Giovanni Targioni-Tozzetti, estreou em Roma em 1890 (e chegou a Portugal, ao Teatro São Carlos, em 1891). Em 2022, ganha vida com o projeto Ópera na Academia e na Cidade, de José Ferreira Lobo.

“Cavalleria Rusticana” ficou na história pela evolução estética que representou. Até ela, as óperas italianas tratavam temas históricos ou da tragédia clássica. Mascagni e Targioni-Tozzetti levam para a ópera as pequenas e grandes questões do cidadão comum.

A história numa aldeia Siciliana. Ao regressar a casa do serviço militar, Turiddu descobre que a noiva, Lola, se casou com Alfio, um rico camponês. Para lhe provocar ciúmes, Turiddu seduz Santuzza. Lola acaba por se envolver com Turiddu, e Santuzza, de coração partido, revela a Alfio a infidelidade. Desafiado por Alfio para um duelo, Turiddu despede-se da mãe e parte para o encontro fatal…

Esta produção portuguesa envolve orquestra e coro, e tem Maria Ermolaeva (Santuzza), Pedro Rodrigues (Turiddu), Ana Santos (Lucia), Pedro Teles (Alfio) e Gisela Sachse (Lola) nos principais papéis. Em Leiria, “Cavalleria Rusticana” é apresentada a partir das 21h30 de sábado, 3 de setembro, com entradas a 12,5 euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.