Assinar
Saúde

Leiria planta “Oliveira SNS” em homenagem ao fundador do Serviço Nacional de Saúde

Plantação da árvore acontece no dia em que o Serviço Nacional de Saúde assinala 43 anos.

foto da rotunda onde foi plantada a oliveira sns captada de cima

A partir desta quinta-feira, Leiria junta-se a outras 15 localidades do país que decidiram homenagear o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, com a plantação de uma oliveira.  

A árvore foi colocada na rotunda recentemente construída na avenida da Comunidade Europeia, junto à urbanização de S. Romão e campos de ténis de Leiria, e foi a forma encontrada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL) de assinalar o 43.º aniversário do SNS, que se assinala a 15 de setembro.

Em nota de imprensa, o CHL esclarece que a plantação da denominada “Oliveira SNS” nasceu a 15 de setembro de 2009, promovida pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC), com a plantação de uma oliveira no Parque Verde em Coimbra, como forma de homenagear António Arnaut. A opção pela oliveira é justificada com o facto de “ser um símbolo de resiliência”.

Em Leiria, a iniciativa conta com o apoio e a parceria da Câmara Municipal de Leiria, na cedência do espaço público e na manutenção da árvore, e da LAHUC que tem por objetivo chegar a todos os municípios. Todos os anos, neste dia, as oliveiras “são regadas pelos responsáveis de cada localidade, num ato simbólico de crescimento e cuidado destas árvores, que representam a resiliência do SNS e dos seus profissionais”, refere ainda a nota de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados