Assinar


Leiria

Chuva forte desta manhã provocou várias inundações no centro de Leiria

Na Igreja do Espírito Santo a água chegou a atingir 50 cm de altura, mas outros pontos da cidade foram igualmente afetados.

Em poucos minutos o centro da cidade ficou inundado Fernando Rodrigues

A forte chuva que caiu esta manhã, dia 26, provocou inundações em várias zonas e edifícios do centro da cidade. Um dos mais afetados foi a Igreja do Espírito Santo, em Leiria, onde a água atingiu perto de 50 cm de altura, deixando o piso submerso até ao assento dos bancos.

Fábio Bernardino, pároco de Leiria, conta que lhe ligaram perto das 11 horas a dizer que a água estava a entrar na igreja e que a zona entre a Fonte das Três Bicas e a rotunda do Sinaleiro estava completamente inundada. “Vim a correr e já isto estava um mar de água”.

Quando o REGIÃO DE LEIRIA chegou ao local, por volta do meio-dia, mantinham-se dentro da igreja, no altar, cinco pessoas idosas, que não conseguiam sair por causa da água. O padre Fábio Bernardino ajudava dois elementos dos Bombeiros Sapadores a retirar a água de dentro do edifício.

Segundo o pároco, o maior prejuízo decorrente da inundação será o circuito elétrico, uma vez que boa parte dos cabos ficaram submersos.

Da mesma forma que Fábio Bernardino ia tirando a água com um balde, vários comerciantes do centro da cidade limpavam a entrada da loja com esfregona e vassoura. Nas lojas da rua João de Deus, os comerciantes conseguiram conter o avanço da água com portadas. Mas Carla Ramos, da loja Rêverie, reconhece que se tivesse chovido “mais cinco minutos”, teria acontecido o mesmo que em 2014: ano em que a forte precipitação inundou a loja.

Segundo os comerciantes, as inundações são já recorrentes, devido “à falta de limpeza” e à falta de sarjetas na cidade.

Além de estabelecimentos, também a rua Comissão de Iniciativa ficou inundada esta manhã. A água, entretanto, já escoou.

Ao final da manhã, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), contabilizava pouco mais de uma dezena de ocorrências em todo o distrito, todas sem gravidade.

Rua Comissão de Iniciativa repleta de água durante esta manhã

Ao início da tarde, num balanço feito ao REGIÃO DE LEIRIA, fonte dos Bombeiros Sapadores de Leiria contabilizou 16 ocorrências relacionadas com inundações, a maior parte na via pública, por incapacidade das condutas de “darem escoamento à água à mesma velocidade com que caía”.

Choveram 6,4 litros de água por metro quadrado

Durante a chuvada intensa desta manhã em Leiria, caíram 6,4 litros de chuva por cada metro quadrado em apenas uma hora. Metade deste valor foi registado em apenas dez minutos.

Entre as 11 e as 12 horas desta segunda-feira, em Leiria, de acordo com valores apurados pela estação automática do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) localizada no aeródromo da cidade, a precipitação foi de 6,4 mm. Importa frisar que metade deste valor de precipitação foi registado em apenas dez minutos, entre as 11h20 e as 11h30. Nesse período, choveram 3,2 litros de água por metro quadrado.

De acordo com os dados da referida estação meteorológica, durante o período de uma hora, entre as 11 e as 12 horas desta segunda-feira, a chuva forte em Leiria corresponde a 6,4 mm – ou seja, 6,4 litros de chuva por cada metro quadrado de território.

A concentração da precipitação num curto estado de tempo, numa altura em que os solos estão já saturados com água, terá pesado nas consequências da chuva na cidade, uma vez que até ao momento, no dia de hoje, a precipitação acumulada soma 10,8 mm, menos que o registado durante todo o dia de Natal em Leiria (com 14.9 mm).

Para melhor conseguirmos perceber a dimensão da chuvada, podemos levar em conta que embora em grande quantidade, a chuva que caiu hoje em Leiria está muito distante dos valores registados em Lisboa em meados de dezembro. Na capital, durante o dia 13 de dezembro, choveram mais de 110 litros por metro quadrado. 

Vídeo filmado durante o período de chuva esta manhã na rua António Costa Santos FERNANDO RODRIGUES

Notícia atualizada às 15h05, de 26 de dezembro, com o número de ocorrências registadas pelos Bombeiros Sapadores de Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados