Assinar
Teatro

Parque de Serralves recebe “Sob a terra” do Leirena

Esta sexta-feira, 12 de maio, a companhia de teatro de Leiria leva o espetáculo ao BioBlitz da Fundação de Serralves. Em paralelo, há projetos a decorrer em Leiria, Pombal e Porto de Mós.

"Sob a Terra" conta com música de Surma e desenho ao vivo de Nuno Viegas Foto: Carlos Gomes

A companhia Leirena, de Leiria, sobe até ao Porto com o espetáculo “Sob a terra”, para uma apresentação no Parque de Serralves, esta sexta-feira, 12 de maio.

A peça transdisciplinar, desenvolvida para sensibilizar populações sobre o problema dos incêndios florestais, integra o programa do 9º BioBlitz, evento pedagógico e científico que procura dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves, que está a festejar cem anos.

Cruzando teatro, música, artes visuais e multimédia, “Sob a terra” conta a história de uma aldeia e das suas gentes, que se preocupam unicamente com o que é seu. No Porto, a apresentação é no Campo de Ténis de Serralves, a partir das 21h30 de sexta-feira.

Com dramaturgia de Luís Mourão e encenação de Frédéric da Cruz Pires, o espetáculo está dividido em três atos e conta com música ao vivo de Surma e desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas.

Clim’Arte, Colmeia e teatro na rua em Porto de Mós

Em paralelo, a companhia tem três projetos a decorrer no distrito de Leiria.

No concelho de Leiria, decorre o projeto Clim’Arte, que envolve dez escolas em dez residências de cinco dias. O tema são as alterações climáticas e o resultado, envolvendo alunos e profissionais da companhia de teatro, é apresentado ao longo deste mês de maio.

Por Pombal cresce Colmeia, também destinado a público escolar. Nesta quinta edição da ação de mediação, há 550 crianças envolvidas a desenvolver criações originais em contexto escolar.

Também em marcha está o Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós, coordenado pelo Leirena e que envolve este ano sete grupos de teatro amador do concelho.

O tema este ano é a “Revolução dos Cravos”, que chega a palco ientre 22 de julho e 5 de agosto, na Praça da República, no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril em Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.