O Colégio de São Miguel surge em primeiro lugar, na região de Leiria, no ranking de 2024 das notas nos exames nacionais do secundário. Quais os fatores-chave que contribuíram para estes resultados?
Estes resultados resultam de múltiplos fatores, naturalmente. Sintetizo-os em dois eixos principais. Em primeiro lugar, um corpo docente experiente, qualificado e dedicado que diariamente se supera para enfrentar os grandes desafios na Educação. Depois, uma cultura de escola muito sólida, assente nos nossos pilares do projeto educativo: “amizade, verdade e exigência”. Esta cultura, onde há amizade mas muita exigência, dá o contexto certo para o estímulo e motivação de cada profissional, cada educador, que se traduz num ambiente tranquilo e adequado às aprendizagens.
Manuel Lourenço: “Os rankings medem uma componente importante, mas é muito redutora para usar como critério de avaliação de um aluno”
O diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima, explica ao REGIÃO DE LEIRIA que fatores contribuíram para os bons resultados no ranking nacional e frisa os valores da escola.