A construção de um parque de estacionamento para 271 lugares junto à rotunda D. Dinis, em Leiria, vai ser adjudicada por 1.424.142,30 euros à empresa Azinheiro 1929.
Já o parque a executar na avenida Papa Francisco, que contará com duas bolsas de estacionamento, num total de 148 lugares, será adjudicado por 719.486,77 euros à Construções Vieira Mendes.
As duas propostas, que ultrapassam 2,1 milhões de euros (mais de de 2,6 milhões com IVA), foram aprovadas por unanimidade na reunião de Câmara realizada na passada terça-feira em Monte Redondo, estando a primeira empreitada sujeita a visto do Tribunal de Contas.
Com este investimento, a autarquia pretende criar 419 lugares de estacionamento gratuito em duas das principais entradas da cidade.
Segundo o município, o parque a criar junto à rotunda D. Dinis será complementado “com ciclovias e acessos pedonais ligando às infraestruturas já existentes, bem como à rede de transportes públicos”, e com um espaço de utilização coletiva, “adequado para momentos de recreio e de lazer, incluindo a realização de pequenos eventos não permanentes”.
No caso do parque na avenida Papa Francisco, serão criadas duas bolsas de estacionamento, uma delas na rua a construir paralelamente à estrada. A empreitada inclui ainda uma intervenção ao nível da rede de drenagem de águas pluviais e plantação de árvores.
A Câmara adianta ainda que os dois parques, que deverão ser executados no prazo de 14 meses, serão integrados no Leiria Smart City (sistema de informação em tempo real sobre os lugares disponíveis), e contarão com uma estação da Biclis.