A Câmara de Pombal aprovou na última reunião de executivo, a 5 de junho, um financiamento de cerca de 181 mil euros para suportar as despesas da construção de uma bancada coberta e dois balneários nas instalações do Grupo Desportivo da Ilha.
O financiamento surge no seguimento da quinta edição do Orçamento Participativo (OP), em 2020, que foi ganha por aquela entidade desportiva, com o projeto de criação da bancada e dos balneários.
Cidália Silva, presidente do GD Ilha, explica ao REGIÃO DE LEIRIA que o financiamento só foi aprovado agora porque o clube teve ainda de tratar de algumas burocracias antes de poder implementar o projeto com o qual se candidatou ao OP. Faltava legalizar os terrenos adquiridos para a criação do campo de futebol de praia e onde está agora a ser construída a bancada coberta e, por baixo, dois balneários.
A responsável sublinha que a bancada coberta é fundamental “para dar condições às pessoas para verem um jogo de futebol”. “Para a dimensão e quantidade de jogos que temos [uma média de 18 por semana], uma bancada coberta é o mínimo que se pode ter”, acrescenta.
Quanto aos balneários, Cidália Silva explica que era também uma necessidade nas instalações, que só têm, de momento, dois balneários, o que “é manifestamente insuficiente”.
As obras no Campo das Lagoas, na freguesia da Ilha, estão em curso e a direção do clube prevê que sejam ultimadas em agosto. A intenção é que a inauguração aconteça a 15 de agosto, uma data especial para o grupo desportivo, que faz sempre um almoço alargado nesse dia.
Angariação de fundos
Como o financiamento da Câmara não chega para cobrir as despesas, que estão orçadas em 200 mil euros, o GD Ilha avançou em maio com uma campanha de angariação de fundos online, que está em curso até 11 de julho, na plataforma PPL.
Durante esta semana, serão também lançadas outras ações para angariação de fundos.
O GD Ilha foi fundado em 1975 e dedica-se especialmente à prática do futebol, futsal, futebol de praia e walking football. O clube, que conta com 20 equipas, é uma referência nacional na promoção do desporto feminino.