O diretor da Escola Profissional da Zona do Pinhal, António Figueira Domingues, é o candidato do Chega à Câmara de Pedrógão Grande nas próximas eleições autárquicas, com objetivo de potenciar e desenvolver o concelho.
António Figueira Domingues, 59 anos, disse que a sua candidatura visa trazer “uma perspetiva e um olhar diferente” sobre Pedrógão Grande e àquilo que, “legitimamente, deveria já ter atingido, em termos daquilo que é o seu impacto no território, desenvolvimento, riqueza e potencialidades”.
O cabeça-de-lista entende que “há muito trabalho para fazer”, de modo a “abrir verdadeiramente as portas de Pedrógão ao exterior”.
“Há que olhar para aquilo que pode proporcionar um outro tipo de futuro, não só para o concelho, mas para a sua população, sabendo que uma boa parte está muito envelhecida. No entanto, não deixa de haver uma nova geração que quer lutar pela terra e pelo concelho e fixar-se aqui”, sustentou António Figueira Domingues.
O candidato defende parcerias com os concelhos vizinhos de baixa densidade, para que possam, em conjunto, contribuir para o desenvolvimento do território.
Educação, habitação e saúde são temas que o cabeça-de-lista do Chega nota preocupação. Nesse sentido, apontou políticas que possam aumentar o número de postos de trabalho e captação de empresas, “que poderá passar por tecnológicas”, lembrando o centro tecnológico da floresta que “chegou a ser falado”.
Com ensino público no concelho até ao 9.º ano, o diretor da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal salientou que é possível potenciar o ensino profissional, até na área das energias renováveis.
“É importante começarmos a olhar mais para dentro e desenvolver trabalho em parceria, numa relação mais estreita de cooperação com os nossos concelhos vizinhos, articulando e definindo estratégias em conjunto, de modo a tirar partido daquilo que são as potencialidades de cada território”, acrescentou.
Este trabalho em conjunto, assente numa “estratégia que favoreça o território da zona do Pinhal Interior”, poderá melhorar o posicionamento dos concelhos e poderá beneficiá-los “em eventuais candidaturas”.
Apostando na “melhoria da qualidade de vida” dos cidadãos de Pedrógão Grande, António Figueira Domingues destacou a importância de “proporcionar as condições dignas na velhice”.
Para as empresas, apontou a criação de um gabinete de apoio ao empresário, “com técnicos especializados” para ajudar “até em eventuais candidaturas”.
A Câmara de Pedrógão Grande é liderada pelo PSD, partido que tem três eleitos no executivo. João Marques é o candidato pelos sociais-democratas. O PS tem os dois restantes eleitos e vai candidatar Margarida Guedes nas eleições autárquicas que se realizam a 12 de outubro.