Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Governo prolonga situação de alerta até terça-feira

A renovação do alerta deve-se à “persistência de temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e vento, por vezes forte”.

O Governo decidiu prolongar a declaração da situação de alerta em Portugal Continental até às 23h59 de amanhã, 19 de agosto.

A renovação do alerta deve-se à “persistência de temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e vento, por vezes forte”, que contribuem para a propagação de incêndios rurais, explica o Ministério da Administração Interna em comunicado.

Note-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou vários concelhos de Leiria e de outros distritos do país em perigo muito elevado de incêndio.

Até amanhã, mantêm-se as seguintes medidas:

  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção das associadas a situações de combate a incêndios rurais;
  • Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
  • Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões norte e centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 2 de agosto.

No domingo, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou que a situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prorrogada até terça-feira. A situação de alerta, que teve início no dia 2 de agosto, tinha já sido renovada até às 24 horas de domingo, vigorando agora por mais 48 horas.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.