Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Politécnico de Leiria preenche 71% das vagas disponíveis na primeira fase de acesso ao ensino superior

Design Gráfico e Multimédia foi o curso que registou a média de entrada mais alta.

FOTO: IPL

Um total de 1.411 novos estudantes foram colocados no Politécnico de Leiria na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Os dados são do próprio politécnico que adianta ter preenchido 71% das 1.988 vagas disponíveis nesta primeira fase.

Os resultados das colocações dos candidatos no CNAES foram conhecidos este fim de semana. De acordo com a instituição de ensino superior de Leiria, 70% dos candidatos colocados no Politécnico escolheram-no como primeira opção.

“Num ano em que se registou uma diminuição muito significativa do número de candidatos à primeira fase do CNAES, e face à tendência nacional de decréscimo do número de colocados nas instituições de ensino superior, os resultados alcançados pelo Politécnico de Leiria são relevantes no computo geral, e demonstram que a nossa oferta formativa se mantém atrativa e diferenciadora”, frisa o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão.

Da oferta formativa do IPLeiria, no que diz respeito às licenciaturas, 17 cursos preencheram a totalidade das vagas a concurso, tendo a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) completado mais de 90% das vagas disponíveis.

Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas, os que registaram a média de entrada mais alta – do último estudante colocado – foram: Design Gráfico e Multimédia (153,5); Design Industrial (145,8); Design de Espaços (144,5); Fisioterapia (143,8); Teatro (140,5); Terapia da Fala (140,3); Enfermagem (139,0); Solicitadoria (138,0); Design de Produto – Cerâmica e Vidro (137,0); e Educação Básica (135,3).

Aos estudantes colocados via CNAES vão ainda acrescer os estudantes que ingressam nas licenciaturas via concursos especiais, incluindo os internacionais, assim como os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), das pós-graduações e dos cursos de mestrado e doutoramento, cujas candidaturas estão a decorrer.

“Acreditamos que, também com os estudantes que vão ingressar na segunda fase do CNAES, será mais um ano de consolidação do Politécnico de Leiria como instituição de referência no ensino superior em Portugal, e de fortalecimento do nosso papel na formação de profissionais altamente qualificados e na valorização da nossa região como um polo de conhecimento e inovação”, conclui o presidente.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados