Até ao último segundo todos os movimentos contam. Exemplo disso foi a vitória do GRAP/Pousos, na última jornada do campeonato de Elite, de futebol de praia, que valeu a manutenção no principal escalão da modalidade na próxima época.
O GRAP/Pousos, penúltimo classificado à partida para a última jornada, fechou a participação na fase regular com um triunfo sobre o Leixões SC por 8-5. O conjunto de Pousos garantiu a manutenção, com vantagem classificativa sobre a ADF Torre.
Na última jornada, em Sesimbra, as quatro primeiras equipas permaneceram inalteradas e garantiram o acesso, amanhã, sexta-feira, às meias finais da prova, no Estádio do Viveiro, na Nazaré: AD Buarcos 2017 – Leixões SC (16 horas) e Vila Flor SC – ACD “O Sótão” (17h30).
A final está marcada para sábado (13h), igualmente na Nazaré, que também será palco do embate que vai definir a última equipa a subir ao pódio (11h30).
Sem saber ainda quem levanta o título – na região além da formação nazarena, também André Lourenço joga pelo título, em representação da AD Buarcos 2017 -, certo é que após os festejos da Elite, 12 atletas são chamados aos trabalhos da seleção nacional, no domingo, para a Superfinal da Liga Europeia.
Portugal, atual campeão europeu, inicia a defesa do título no grupo A, diante das congéneres de Bielorrússia (dia 9), Itália (dia 10) e França (dia 12), em Viareggio, Itália. Espanha, Suíça, Ucrânia e Dinamarca completam o grupo B. Os dois primeiros classificados de cada grupo seguem para as semifinais.
A seleção concentra-se no domingo e viaja para Itália. O selecionador nacional Mário Narciso chamou 12 jogadores, cinco dos quais da região de Leiria.
A ACD “O Sótão” é o segundo clube mais representado. Diogo Dias será um dos guarda-redes e terá a companhia dos fixos Bernardo Lopes e Rui Coimbra. O universal leiriense André Lourenço (AD Buarcos 2017) também está entre os convocados, tal como Vasco Gonçalves (GRAP/Pousos), que fez hat-trick no último jogo no nacional de Elite.