Um número recorde de 32 atletas integra a comitiva portuguesa para os Campeonatos Mundiais de atletismo, divulgada pela federação portuguesa da modalidade, com vários participantes já medalhados em Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus.
Para estes Mundiais, que se realizarão em Tóquio, de 13 a 21 de setembro, há vários nomes fortes. A região de Leiria conta com o nome de quatro atletas convocadas.
Auriol Dongmo será uma das novidades, depois da lesão que a afastou dos Jogos Olímpicos de Paris e das principais provas internacionais no último ano.
A lançadora do peso regressou à competição em Portugal, no início de agosto, nos Campeonatos de Portugal, com a melhor marca nos 18,71 metros. Foi o terceiro título de campeã nacional ao ar livre da atleta que conseguiu a melhor marca pessoal da temporada.
Todavia, Tóquio é um assunto mal resolvido para Auriol, uma vez que, há quatro anos, nos Jogos Olímpicos, foi 4ª classificada, com 19,57 metros, a apenas a seis centímetros da medalha de bronze.
Uma boa participação agora não apaga a prestação nos Jogos, mas pode “desbloquear Tóquio” e a atleta, que se sagrou campeã mundial em pista coberta em 2022 e terminou na 4ª posição no Mundial de 2023. O recorde nacional de lançamento do peso é detido pela leiriense, desde 2023: 19,92 metros.
Quem também não é novata nestas andanças é Irina Rodrigues. A atleta participa no seu quarto mundial da carreira, algumas semanas depois de ter alcançado a sua melhor marca da temporada, ao lançar o disco a 63,17 metros, em Leiria.
Recordista nacional (66,60m), Irina Rodrigues apenas voltou à atividade em finais de maio, depois de uma ausência de largos meses após os Jogos Olímpicos.
Ainda nos lançamentos, Eliana Bandeira, também atuará no peso. A lançadora com ligações a Leiria venceu, em agosto, o concurso do lançamento do peso do Meeting de Sondershausen, na Alemanha, com a marca de 18,35 metros, melhor resultado da temporada, o que lhe valeu pontos para o ranking e o acesso a Tóquio.
Há uma quarta representante de Leiria na comitiva nacional, Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética, que vai participar nos 35 km marcha.
Para um atleta de sucesso há também treinadores de sucesso e a região terá três representantes no Mundial de atletismo. Paulo Reis, coordenador de atletismo do Sporting, vai acompanhar Auriol Dongmo e Tsanko Arnaudov; Rui Norte, de Caldas da Rainha, irá com Lorene Bazolo, especialista nos 100 e 200 metros; e Victor Zabumba, da Nazaré, segue com João Coelho, que participará na prova de estafeta 4×400 metros.
Apenas por uma vez Portugal apresentou 30 atletas a um Mundial – foi em 1997, em Atenas, na edição mais bem-sucedida para os portugueses. Agora, competirão 31 atletas, já que estão escalados cinco para a estafeta 4×400 metros e só correrão quatro.
Um primeiro grupo de atletas, onde se encontra Irina Rodrigues e Joana Pontes, chegou dia 3 a Oita, no Japão para estágio de aclimatação.
Apesar do calor sentido no Japão, a comitiva nacional foi recebida com chuva e, apesar destas condições climatéricas, os atletas fizeram logo um treino de reativação nas áreas circundantes do espaço e no ginásio do hotel. Vão permanecer em Oita até ao final da semana.