No areal extenso da Praia do Pedrógão, Leiria, vinte voluntários juntaram-se este sábado, dia 20, para celebrar o Dia Internacional da Limpeza Costeira. Durante duas horas, a iniciativa promovida pelo movimento ambientalista One Piece After Another (OPAA), em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, transformou a manhã numa caminhada coletiva pela defesa do oceano.
Ao longo do percurso, os sacos foram enchendo rapidamente. Entre os resíduos recolhidos estavam um jerrican cheio de petróleo ou crude, alcatruzes, pedaços de esferovite, garrafas de plástico e de vidro, toalhetes e cordas, além dos inevitáveis fragmentos de plástico e microplásticos, quase invisíveis mas persistentes na areia. No total, foram retirados 206 quilos de lixo da praia.





O movimento nasceu em março de 2019, quando Ricardo Machado decidiu começar a apanhar o lixo que encontrava ao passear na praia. O gesto solitário tornou-se hábito e, com o tempo, ganhou a força de dezenas de voluntários que, quase todas as semanas, se reúnem para dar o seu contributo à preservação do litoral.