O escritor Paulo Moreiras venceu o Prémio P.E.N. Portugal de Narrativa, com o livro “A vida airada de Dom Perdigote”, anunciou a organização.
O júri, coordenado por Sérgio Guimarães de Sousa, considerou o romance “uma obra de notável fôlego romanesco”, que, “além de reabilitar com virtuosismo o género picaresco e, mais latamente, o romance histórico”, revela “uma opulência lexical invulgar e um investimento não menos invulgar na expressividade literária”, avançou o P.E.N. Portugal em comunicado.
Atribuídos desde 1980, os prémios P.E.N. contam com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e atribuem cinco mil euros ao vencedor de cada categoria.
Lançado em 2023, “A vida aidrada de Dom Pedigote” nasce do fascínio adolescente de Paulo Moreiras por heróis como os “Três Mosqueteiros”, o “Scaramouche” ou o “Cavaleiro de Lagardère”, mas também pela leitura de “As Aventuras do Capitão Alatriste”, de Arturo Pérez-Reverte.
“Andei muito tempo a magicar na criação de uma personagem que fosse um espadachim, um trotamundos que vivesse do seu ofício, e assim nasceu Dom Perdigote. Claro que mergulhado num universo picaresco, de um mundo às avessas, onde ele, no meio da sua vida airada, busca cumprir o seu destino. É mais um anti-herói na senda do Fuas Bragatela, o protagonista do meu primeiro romance”, contou o escritor ao REGIÃO DE LEIRIA aquando do lançamento, em 2023.