Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Para famílias mas também para maiores de 18 anos, há dezenas de comédias a descobrir em Pombal

A quarta edição do HaHaArt Film Fest arranca esta quinta-feira, dia 23. Até domingo há cerca de 70 filmes para ver. Os premiados são exibidos em sessão especial na segunda-feira.

Uma tragicomédia rural cheia de humor negro e lençóis brancos, “Bodegón con fantasmas”, de Enrique Buleo, é o filme escolhido para o encerramento desta edição do festival, na sala principal do Teatro-Cine, domingo, dia 26 (21h30). Na segunda-feira, dia 27 (21h30), os vencedores são exibidos na mesma sala

São cerca de 70 os filmes de comédia, entre curtas e longas-metragens, que o HaHaArt Film Fest leva a Pombal durante cinco dias, de hoje, quinta-feira, 23 de outubro, a segunda, dia 27. É humor para muitos gostos no Teatro-Cine e na Casa Varela, promete o Cineclube de Pombal (CCP). O festival regressa, abrangente, para questionar convenções, sugerir a reflexão e, claro, convidar ao riso.

Das comédias mais populares a exercícios experimentais, dos filmes para famílias às exibições mais hardcore, o HaHaArt Film Fest assume o “compromisso com a comédia como linguagem diversa e inovadora”.

No único festival em Portugal dedicado em exclusivo ao cinema cómico vão estar em competição 34 filmes de 17 países, incluindo nove produções portuguesas. A seleção final reflete “a vitalidade e diversidade que caracteriza o humor contemporâneo”, nota o CCP.

A programação da quarta edição inclui estreias nacionais, sessões temáticas e especiais, uma secção infantil, debates, uma masterclass e novos espaços de programação. Em estreia está “Midnight madness”, secção com “filmes mais ousados, desafiadores e desconcertantes”, para maiores de 18 anos. A exibir na madrugada de 25 de outubro, “para os mais corajosos da noite”, frisa a organização.

No domingo, dia 26 (14h30), há um olhar especial sobre o sub-sub-género “Azoresploitation”, numa abordagem cómica aos Açores e suas representações culturais, para maiores de 16 anos. Serão transmitidos três filmes e depois há conversa com os realizadores.

A pensar nos mais novos, há sessão familiar no sábado (14h30, M6) com “Viver em grande”, joia do cinema de animação checo-eslovaco, em stop-motion, de Kristina Dufková.

Hoje, na abertura, destaque vai para “Magic farm”, de Amalia Ulman, que conta com Chloë Sevigny. É uma obra que cruza humor negro, crítica social e ternura surrealista, numa fábula moderna, a ver em estreia nacional no Teatro-Cine de Pombal, esta quinta-feira, dia 23 (21h30, M12).

A fechar, no domingo, dia 26, serve-se a primeira longa-metragem do espanhol Enrique Buleo: uma tragicomédia sobre fantasmas que se recusam a partir e tradições que insistem em ficar.

O programa integral e outras informações estão disponíveis no site oficial do festival.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados