A associação O Amigo Fiel, do Bombarral, vai dar início, “muito em breve”, à implementação do programa CED – Captura, Esterilização, Devolução. Para já, os voluntários estão a identificar as colónias de gatos do centro do concelho.
Numa publicação na página de Facebook, explica que “será sempre publicada informação sobre a localização da colónia a ser intervencionada e os dias da intervenção”.
As ações “serão sempre articuladas com as cuidadoras”, nomeadamente a voluntária que cuida de algumas colónias e outra que será responsável pela captura e cuidados dos animais no decorrer do recobro até à devolução.
O projeto resulta de um protocolo entre o Município do Bombarral e a associação O Amigo Fiel. A equipa envolvida no programa “teve formação certificada com a associação Animais de Rua” e, explica a associação, têm ainda licença do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para o uso de armadilhas.
O programa CED surgiu como uma solução de gestão da população de gatos errantes e contempla a captura de felídeos para esterilização e posterior devolução ao local de origem.
De acordo com a lei que regula este programa, cabe à entidade responsável pelo programa “assegurar que são prestados os cuidados de saúde e alimentação adequados aos animais, controlando as saídas ou entradas de novos animais”.