O antigo estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Samuel Carreira, recebeu o prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, atribuído pela Altice Labs aos melhores estudantes de mestrado e licenciatura nas áreas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), anunciou o Politécnico de Leiria.
Samuel Carreira terminou o mestrado no ano letivo 2023/2024 com média de 19 valores, alcançando 20 valores na tese de mestrado. A investigação debruçou-se sobre o DBoidS – Sistema de Gémeos Digitais e Boids para a Prevenção de Fogos, projeto destinado a prever e prevenir incêndios florestais, mas também detetar e apoiar o combate e o rescaldo aos incêndios florestais, através de uma solução com recurso a tecnologias emergentes. O DBoidS tem é liderado e desenvolvido pelo CIIC – Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria.
“Receber este prémio teve um significado especial e inesperado. Veio relembrar todo o percurso académico que fiz no Politécnico de Leiria, desde a licenciatura até ao mestrado, pelo qual recebi esta distinção. Acredito que o mais importante é nunca estar satisfeito, tanto no percurso académico como na vida em geral, e querer e ambicionar sempre mais”, disse o ex-aluno premiado, citado pelo Politécnico de Leiria em comunicado.
Segundo Samuel Carreira, “quando temos instituições e professores que nos permitem explorar, errar e evoluir, já temos metade do caminho feito, mas a outra metade tem de partir de nós”.
A atribuição do prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, no valor de 2.500 euros, resulta de um acordo celebrado entre a Altice Labs e algumas universidades e politécnicos portugueses, entre os quais o Politécnico de Leiria.
Os critérios de seleção dos estudantes premiados baseiam-se no desempenho académico, sendo considerado em cada instituição o estudante com a melhor média final do curso (desde que igual ou superior a 16 valores), em todos os cursos de mestrado nas áreas das TICE e STEM.
“Foi um estudante que mostrou muita capacidade, interesse e dedicação, tendo trabalhado muito para merecer este prémio. Não só se destacou pelo seu percurso académico e pelo contributo no projeto DBoidS, mas também por ter contribuído ativamente para a publicação de um artigo numa das mais importantes e relevantes revistas científicas na área da tecnologia e informática, um feito que é de louvar e reconhecer”, comentou na mesma nota informativa António Pereira, coordenador do projeto DBoidS e orientador da tese de mestrado do estudante, juntamente com os docentes João Ramos, Rolando Miragaia e José Ribeiro.