Em 2025 quase mil armas e mais de 300 engenhos pirotécnicos foram retirados de circulação na área de intervenção do Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança (PSP), informou esta polícia.
O balanço foi feito na sequência da segunda entrega feita no ano passado, que acrescentou cerca de 600 armas e mais de 280 artefactos pirotécnicos de sinalização (utilizados em embarcações) ao total enviado para destruição.
Segundo a PSP, as “armas e materiais são provenientes de entregas voluntárias ao Estado por parte de proprietários ou herdeiros, bem como de apreensões e decisões judiciais ou administrativas que declararam o material perdido a favor do Estado”.
Em comunicado, aquela polícia recorda que, desde 2024, foram entregues para destruição cerca de 2.100 armas, 760 unidades de artefactos pirotécnicos de sinalização e cinco quilos de matéria ativa de pirotecnia de divertimento, conhecida como fogo-de-artifício.
A PSP de Leiria renova o apelo para os cidadãos que possuam armas e que não saibam como proceder ou que já não pretendam mantê-las (nomeadamente em casos de heranças) as entreguem voluntariamente a favor do Estado.
O processo “é gratuito e garante que estes dispositivos são eliminados de forma segura, evitando que possam vir a ser utilizados de forma indevida ou perigosa”, frisa aquela autoridade.
Os interessados em proceder à entrega (ou regularização) de armas devem contactar o Núcleo de Armas e Explosivos da PSP de Leiria, pelo telefone 244 108 800 ou e-mail nae.leiria@psp.pt.