Margarida Korrodi (1931-2021) vai ser recordada pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) na primeira edição de um ciclo de piano que recorda a vida e o legado da professora e pianista natural de Leiria.
Anunciado em 2025, o ciclo arranca no dia 17 de janeiro, estendendo-se também aos dias 23 e 24 deste mês. Para este primeiro momento, no sábado (18h) está reservado um recital das pianistas Yumiko Ishizuka e Ayane Ishizuka na Sala Mário Ferreira Matias, na Caixa Agrícola de Leiria.
Depois, no dia 23 (21h), no Auditório Barão de Viamonte, na SAMP, há “Conversas em torno do piano”, com José Pedro Ribeiro. No dia seguinte, 24 de janeiro (18h), novamente na Caixa Agrícola de Leiria, há concerto, também com o pianista José Pedro Ribeiro.
A SAMP pretende continuar a ciclo nos próximos anos, evocando Margarida Korrodi, que dá nome a uma das salas da sede da instituição, à qual doou um piano, hoje utilizado pela Escola de Artes SAMP. Nos Pousos está também o espólio da pianista, com especial destaque à sua obra original “Elegia” escrita à memória do seu avô Ernesto Korrodi.
Apaixonada pela música desde criança, Margarida destacou-se como professora, formando vários alunos. “Recordar Margarida Korrodi é manter na memória a cultura de Leiria tecla a tecla”, realça a SAMP. A entrada é livre em todas as atividades do I Ciclo de Piano Margarida Korrodi.
