Lino Medeiros, antigo comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Pataias, no concelho de Alcobaça, faleceu esta sexta-feira à noite, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na estrada de Pataias para Paredes da Vitória.
Transportada para o Hospital de Santo André, em Leiria, a vítima, de 68 anos, não sobreviveu aos ferimentos, tendo o óbito sido declarado naquela unidade, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA o comandante da corporação.
Segundo Leandro Bernardino, ao despistar-se a viatura embateu num marco de água, tendo sido ainda necessário acionar os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento para proceder à reparação.
O alerta para o acidente foi registado pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Oeste, às 18h17, com indicação de uma colisão entre três viaturas de passageiros. Segundo explica o responsável da corporação de Pataias, após o despiste, ocorreu uma colisão que envolveu outros dois veículos ligeiros de passageiros, de que resultaram cinco feridos ligeiros que foram assistidos no local sem necessidade de transporte.
No total, foram mobilizados para o local 20 operacionais, com o apoio de nove veículos dos Bombeiros de Pataias, Viatura de Emergência Médica e Reanimação de Caldas da Rainha, ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça e GNR.
As causas do acidente estão a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação (NICAV).
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Leandro Bernardino recorda Lino Medeiros como “uma pessoa muito amiga da corporação e muito querida entre a população”. “É uma morte que nos deixa muito tristes”, partilhou.
Na sua página do Facebook, os Bombeiros de Pataias prestam também homenagem a Lino Medeiros, que integrou os órgãos sociais da Associação Humanitária na década de 1980, como membro da direção. Foi posteriormente adjunto de comando em 1987, 2º comandante em 1989, tendo assumido o comando do corpo de bombeiros entre 1992 e 1995, “num percurso marcado pela dedicação, pelo conhecimento da estrutura e pelo profundo sentido de responsabilidade”.
“Ao longo de vários anos, Lino Medeiros colocou a sua experiência e empenho ao serviço da corporação, contribuindo para o seu funcionamento, organização e afirmação, num período exigente da sua história”, sublinha ainda a corporação, destacando “o legado de compromisso, liderança e entrega à comunidade” do antigo dirigente.