Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Proteção Civil alerta para inundações e cheias entre hoje e quinta-feira

Depressão Leonardo vai passar por Portugal Continental.

FOTO: Arquivo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, entre esta terça-feira e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.

De acordo com o comunicado da ANEPC, a partir de hoje à tarde espera-se chuva forte e persistente, vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral a sul do Cabo Mondego (perto da Figueira da Foz) e até 95 quilómetros por hora nas serras do Sul.

A ANEPC alertou ainda para a agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste até seis metros, podendo atingir os 11 metros de altura máxima.

A queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela (com acumulações até 25 centímetros acima dos 1.600 metros e entre 10 e 15 centímetros acima de 1.000 metros) e nas serras do Norte e Centro é outra das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgadas pela ANEPC.

Na nota, a ANEPC recomendou algumas medidas preventivas como impedir o bloqueio de sistemas de escoamento das águas pluviais, garantir a fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes e outras estruturas suspensas.

A ANEPC pediu ainda um “especial cuidado na circulação e permanência junto” de zonas arborizadas, assim como o estacionamento de veículos ao pé dos locais, alertando para a possibilidade de queda de árvores.

“Fechar e reforçar estores e janelas, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais”, também são algumas das medidas preventivas recomendadas pela proteção civil.

A ANEPC pediu ainda que as pessoas adotem uma condução defensiva (reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias) e também recomendou que as pessoas não atravessem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou veículos para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.