O grupo Vidrala, que fabrica embalagens de vidro na Marinha Grande, ativou um plano extraordinário de apoio a cerca de mil trabalhadores próprios e de empresas prestadoras de serviços, e às famílias, após o temporal que atingiu a região.
A empresa avançou com várias medidas na sequência do impacto do mau tempo, nomeadamente um serviço de refeitório gratuito para todas as pessoas trabalhadoras da Vidrala, a distribuição de 13 mil litros de água potável e de mais de 500 quilos de fruta para levarem para casa, ou a extensão da utilização dos duches da fábrica às famílias, segundo informou, em comunicado.
“Doou também milhares de metros de filme para a proteção urgente de habitações, forneceu gasóleo para viaturas de colaboradores, organizou atividades infantis, implementou condições de flexibilidade interna para apoio a familiares e realização de diligências, e colocou à disposição sessões de apoio à saúde mental e um serviço de aconselhamento para procedimentos junto de seguradoras e instituições”, detalhou a empresa.
O grupo contribuiu ainda com o fornecimento de geradores para retomar serviços municipais de primeira necessidade, a doação de 6 mil telhas e filme para a reparação temporária de telhados, bem como com a prestação voluntária de serviços de soldadura e de empilhador.
A Vidrala opera na Marinha Grande, que é “a maior região de produção de vidro do mundo”, onde tem duas instalações industriais, destacou a empresa, acrescentando que “assegura 900 postos de trabalho diretos, o que a torna um dos maiores empregadores de Leiria, gerando ainda outros 300 empregos indiretos”.
“Apesar dos danos materiais sofridos, a ativação dos planos de contingência permitiu manter a atividade produtiva nas fábricas e garantir o fornecimento aos clientes”, indicou o grupo.