Cerca de 30 pessoas juntaram-se esta manhã junto à Estrada Nacional 109, na zona da Carreira, em Leiria, num protesto por causa da falta de energia na freguesia, em consequência da tempestade Kristin, e horas depois a eletricidade foi reposta.
Às 8 horas, os moradores começaram a atravessar ininterruptamente a passadeira para peões, junto à estrada nacional, até o trânsito parar.
“A ideia surgiu devido a um cansaço da população que se encontra há 17 dias sem eletricidade e sem respostas da parte da E-redes. Por várias vezes questionámos o nosso presidente e a resposta é sempre a mesma: ‘não sabemos'”, disse ao REGIÃO DE LEIRIA Lupo Pereira, um dos responsáveis pela iniciativa.
O morador considerou a ação “uma amostra de como é fácil causar confusão respeitando a lei” e garantiu que se a população continuasse sem resposta iria “repetir [o protesto] as vezes que fossem necessárias até que a mensagem seja ouvida”.
“Não temos visto ninguém da Câmara de Leiria a vir dar apoio na reposição de telhados, proteção desses mesmos com lonas e toldos, tirar árvores que se encontram sobre cabos elétricos, de forma a facilitar o trabalho de quem está a tentar trazer luz até nós, mas temos visto esses mesmos trabalhadores da Câmara a limpar bermas da estrada e passeios, a tirar árvores que estão no meio de rotundas”, acrescentou Lupo Pereira, questionando qual é a prioridade, “se limpar a cidade para parecer bonita ou chegar com ajuda a quem precisa”.
No entanto, a população de Carreira não necessitará de repetir a manifestação, uma vez que horas depois a eletricidade foi reposta na freguesia, segundo adiantou a mesma fonte ao nosso jornal.