Chama-se “O vento barulhento” e é a mais recente edição da Mental4Kids e do psicólogo Ricardo Cardoso, de Leiria.
Inspirado na tempestade que atingiu a região de Leiria no dia 28 de janeiro, o ebook contém uma história ilustrada, pensada para “ajudar crianças a compreender, expressar e regular o medo após situações reais de perigo”, avança a nota divulgada pelo projeto dedicado à promoção da saúde mental e do neurodesenvolvimento infantil.
O livro reflete experiências vividas por muitas famílias durante a noite da tempestade, marcada por vento intenso, ruídos assustadores, falhas de eletricidade e sensação de insegurança. Uma experiência também vivida pelo próprio psicólogo com os filhos – e que o levou a lançar “O vento barulhento”, que ajuda educadores a lidar com o medo das crianças em contexto de perigo.
Especializado em gestão de emoções, Ricardo Cardoso sentiu necessidade de, sobretudo com o filho mais velho, de cinco anos, “transmitir-lhe como o medo é amigo”, decidindo, também, ajudar outros pais no mesmo processo.
“O medo, de facto, é nosso amigo, porque nos avisa do perigo – e não tem mal nenhum termos medo. Pelo contrário, é muito importante ensinarmos os nossos filhos que quando os pensamentos do medo estão na nossa cabeça, é bom dizê-los, para nós, adultos, podermos regular essa emoção”.
“O vento barulhento” surgiu, assim, da vivência naquela noite, e “depois o acordar, de facto, com o caos que estava instalado na cidade de Leiria”.
Com o ‘ebook’, o psicólogo procura desmistificar a catástrofe.
“Ok, é uma coisa terrível, é uma catástrofe, mas isto não acontece sempre. E destas coisas todos nós poderemos tirar coisas boas, como no final do livro”, em que a criança, João, acaba por seguir uma profissão, destas que andam aqui a ajudar, no caso, “ele escolheu ser bombeiro”.
Além dos próprios filhos e de outros pais, Ricardo Cardoso espera que “O vento barulhento” sirva também a outros educadores.
“Fala-se muito em inteligência emocional, mas a educação emocional ainda está pouco explorada e o contexto escolar é ótimo para explorar isto. É muito importante os educadores e professores terem ferramentas para explorar questões como o medo de uma forma não só lúdica, mas também com conceito científico, do que é realmente a gestão das emoções”.
O episódio de calamidade vivida em muitas zonas do Centro do país poderá ter consequências entre crianças, acredita o psicólogo.
“Sinto que o livro consegue desmistificar um bocadinho isso: o que é o medo e o que vai ser o medo daqui a uns tempos”.
Mesmo não sendo possível prever a extensão das marcas deixadas, a literatura científica aponta para “daqui a três meses poder começar a sintomatologia do stress pós-traumático”.
“Muitos de nós já vivemos isso, no mínimo quando ouvimos o vento e ficamos assustados. As crianças poderão passar por isso. E, aí sim, é muito importante a intervenção e esta história acaba por ajudar um bocadinho nisso”.
Em caso de sintomas mais sérios de transtorno, “que já sejam patológicos”, o psicólogo alerta que pais e escolas “têm de pedir a intervenção dos gabinetes de psicologia e dos psicólogos”.
O livro “O vento barulhento” foi enviado para todos os agrupamentos de escolas de Leiria. É, afinal, uma abordagem ao medo de forma acessível e cuidadosa, apresentando-o não como algo a evitar, mas enquanto sinal natural de proteção. Está disponível para download gratuito em www.mental4kids.pt.