Os chefes Rui Paula e José Avillez lançaram iniciativas que pretendem apoiar as vítimas do conjunto de tempestades que assolou sobretudo o Centro do país, causando mais de 1.800 feridos, 11 mortos e avultados danos materiais apenas na região de Leiria.
“Não podemos ficar indiferentes”, escreve Rui Paula numa mensagem na Internet, adiantando que, na quinta-feira, dia 19, “a totalidade da faturação dos restaurantes” do seu grupo “será destinada a apoiar as populações afetadas, ajudando famílias que atravessam uma fase extremamente difícil”.
O chefe adianta que “de facto, tem sido uma tragédia o que assolou Portugal, principalmente na zona Centro, devastada, e há muitas famílias que estão a precisar de ajuda”.
O valor apurado será entregue à Cáritas Portuguesa.



Por sua vez, o chefe José Avillez afirma que acompanha com “tristeza e preocupação o que tem acontecido pelo país, com tempestades sem precedentes, com negócios e pessoas que têm ficado sem nada”.
Para ajudar, o grupo de restauração está a produzir e a vender “Bolachas de Abrigo”, um nome simbólico no sentido de ajudar as pessoas a reconstruirem os seus abrigos.
As bolachas estão à venda nos seus restaurantes, por 3,5 euros cada saquinho, e 100% dos lucros reverte para “apoiar famílias e negócios a recuperarem o seu abrigo”. “Não é muito, não é o suficiente, mas é com o que agora nós podemos ajudar”, explica José Avillez.
Em 2024, na sequência das trágicas cheias que atingiram Espanha, seis chefes portugueses organizaram um jantar solidário, no âmbito da iniciativa “Desde Valência para Valência”, para angariar verbas destinadas a apoiar a população.