Assinar
Sociedade

Abertura do Castelo de Pombal novamente adiada

O programa de animação para o castelo de Pombal estava delineado e abria em junho, com concerto de Kátia Guerreiro. Mas teve de ser adiado por causa das obras, que ainda decorrem no monumento.

O programa de animação para o castelo de Pombal já estava delineado e abria em junho, com um concerto da fadista Kátia Guerreiro. Mas o município teve de cancelar todos os planos em agenda: as obras, que decorrem no monumento desde o início do ano, continuam por concluir.

O Castelo de Pombal abre excepcionalmente hoje, 4 de agosto

O motivo? O atraso do IGESPAR na análise de fragmentos históricos encontrados no interior das muralhas. “Infelizmente, o atraso na concessão de autorização para início das prospeções arqueológicas impediu que as obras se concluíssem no timing previsto”, justifica a vereadora Ana Gonçalves, que espera que os trabalhos possam estar prontos até ao final do ano, “tudo dependerá da classificação dos achados que venham a ser encontrados”.

Para já, apenas a cafetaria do castelo está aberta ao público. Dentro do monumento, as obras de limpeza “estão concluídas”, os trabalhos na requalificação da torre de menagem estão “a decorrer”, e “as prospeções arqueológicas estão em curso”.

Ainda assim, o castelo vai estar aberto excecionalmente hoje, dia 4 de agosto, para receber uma atividade no âmbito do programa Ciência Viva.

Os trabalhos em curso no castelo representam um investimento de 312 mil euros. Mas o município prevê gastar, ao todo, três milhões de euros na requalificação do monumento e zona envolvente.

Sandra M. Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados