Obrigado. A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
28 de maio de 2010 às 13:09
Comentadores: a convocatória, Cabo Verde e expectativas
Acompanhe semanalmente as opiniões dos comentadores convidados do REGIÃO DE LEIRIA sobre a participação de Portugal no Mundial 2010 de futebol.
Acompanhe semanalmente as opiniões dos comentadores convidados do REGIÃO DE LEIRIA sobre a participação de Portugal no Mundial 2010 de futebol.
FALTAM 19 DIAS PARA O PRIMEIRO JOGO DE PORTUGAL NO MUNDIAL 2010
Nídia Prata
treinadora de futsal
Álvaro Romão
realizador
Vítor Pontes
treinador de futebol
João Paulo Pedrosa
deputado
.
.
.
.
Aprova a convocatória de Carlos Queiroz?
O seleccionador nacional convocou, com pequenas excepções, os jogadores que eu esperava. Até na escolha dos guarda-redes esteve bem, ao deixar Quim e Rui Patrício de fora e ao convocar Beto. Fiquei satisfeita com as escolhas de Carlos Queiroz.
Não concordocom as escolhas do seleccionador nacional. Em primeiro lugar, a baliza: não morro de amores por Eduardo e acho Beto muito melhor guarda-redes. E claro que Quim merecia estar na África do Sul. Depois acho que levamos demasiados jogadores defensivos e carecemos de médios. Por último, acho que o ataque português é, obviamente, inexistente. Liedson teve uma época sofrível e Hugo Almeida nunca fez grande selecção.
Penso que, neste momento, o mais importante não é discutir os convocados. Agora devemos apoiar incondicionalmente os jogadores que foram chamados pelo seleccionador nacional. As escolhas são sempre discutíveis, mas penso que isso não é relevante para esta altura. Agora importa apoiar o grupo de 24 independentemente dos escolhidos.
.
Sendo certo que Portugal não tem o leque de escolhas de outros países, a verdade é que as escolhas do seleccionador não me agradaram. Há excesso de defesas, o leque de guarda-redes não dá garantias nem tranquilidade e o afastamento de jogadores campeões nacionais pelo Benfica como Ruben Amorim e Carlos Martins, é inconcebível e incompreensível, o que, aliás, não me surpreende em Carlos Queiroz.
.
.
.
.
O mais e o menos no jogo com Cabo-Verde
É normal que depois de vários dias a realizar dois treinos diários para tentar recuperar a forma física os jogadores se ressintam. É o primeiro jogo de preparação e não se pode avaliar a forma da equipa apenas por esta partida. De qualquer maneira, gostei de ver as combinações entre Fábio Coentrão, Nani e Cristiano Ronaldo.
O jogo contraCabo Verde é já um reflexo das escolhas de Carlos Queiroz. Mesmo acreditando que no Mundial a entrega será outra, a verdade é que quando os jogos se tornam difíceis de ‘desnovelar’ sente-se a falta de jogadores que possam pegar-lhe e dar-lhe outra dimensão: falo da garra, da força de vontade e do génio. Um jogador como Carlos Martins é essencial para esse empolgamento.
Não me posso pronunciar muito sobre o jogo porque apenas vi os 20 minutos finais. Não foi um jogo bem conseguido, mas não nos devemos preocupar. O tempo de preparação ainda é pequeno. Mesmo assim, esperava um pouco mais, sabendo que do outro lado estava uma selecção que é 117ªdo ranking da FIFA. Por um lado compreende-se a prestação e o resultado, mas, por outro, é difícil de entender.
Nesse jogonão houve mais e menos, houve apenas menos. Menos empenhamento, menos qualidade de jogo, menos passes acertados… menos tudo. Era difícil fazer pior, por isso agora tudo o que vier será, certamente, melhor. Portanto, ao menos isso, é já uma situação auspiciosa.
.
.
.
.
Que expectativas tem quanto à prestação da selecção portuguesa
no Mundial?
Alinho pelo discurso do seleccionador e dos jogadores: Acredito que é para ir até ao fim. Se assim não fosse, nem valia a pena ir ao Mundial. O pensamento tem de ser esse.
Penso que só com muito querer, muita garra, muito génio e alguma sorte possamos passar a primeira fase. O grupo de Portugal é muito difícil e nem a Coreia do Norte se pode defrontar de ânimo leve. Mas, como todos os portugueses, quero acreditar que podemos chegar longe, seja lá onde isso for.
Devemos estar optimistas em relação à equipa nacional. Esta primeira fase é muito importante. A forma com se entra no campeonato acaba por ser determinante para se adquirir confiança. Quanto à hipótese de sermos campeões, penso que não estamos no lote dos favoritos, mas face à qualidade dos nosso jogadores podemos fazer um grande Mundial.
A selecção tem mais de selecção de Carlos Queiroz do que de selecção nacional, por isso as expectativas não são grandes. Tenho desejo que a equipa chegue o mais longe possível, mas não creio que isso aconteça. Há, no entanto, um conjunto de jogadores que, pelas suas inegáveis qualidades técnicas, podem fazer a diferença e alcandorar-nos para resultados desportivos que ninguém antevê.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.