Assinar

Copo ½ cheio: Resoluções de ano novo

Todos desejamos um ano 2014 melhor, a questão é como conseguir que o desejo se cumpra.

Rosa-pedrosa
Rosa Pedrosa, administradora na inCentea rosa.pedrosa@incentea.pt

O desafio de escrever este espaço ao longo de 2014, surgiu quando à minha volta o “universo” fazia avaliações do ano que estava a terminar e se enumeravam resoluções para o novo ano que estava a chegar.

O ano 2013 foi um ano difícil, em que a resiliência de todos nós foi posta à prova, em que a nossa capacidade de sonhar o futuro ficou abalada.

Todos desejamos um ano 2014 melhor, a questão é como conseguir que o desejo se cumpra.

Qualquer pesquisa básica na internet, que não fiz, dar-nos-ia um conjunto diversificado de dicas para cumprir os desejos formulados ao soar das 12 badaladas, mas arriscaria a dizer um lugar-comum: que tudo dependerá de uma certa dose de sorte e de muito trabalho.

Mesmo assim, valerá a pena tentar identificar o que temos enquanto pessoas e sociedade que nos permita resolver os nossos problemas, cumprir com os nossos desejos, melhorar as nossas vidas.

É neste ponto que a avaliação do ano 2013, as resoluções de ano novo e o copo 1/2 cheio se juntam! Aceitei o desafio de escrever estas linhas, porque acredito que conseguir ver “o copo 1/2 cheio”, lendo a realidade com uma atitude positiva e encontrando oportunidades nos problemas, é um exercício que facilitará o cumprimento das resoluções de ano novo.

Se será, o futuro o dirá!

(texto publicado na edição de 16 de janeiro de 2014)