Assinar

Editorial: Nós na escola

É quase sempre por más razões que a educação entra na cena mediática. Por esse motivo, aos olhos de tantos de nós, o ensino é um sector permanentemente à beira do colapso, que reformas sucessivas procuram resgatar.

Patrícia Duarte, diretora-adjunta

É quase sempre por más razões que a educação entra na cena mediática. Por esse motivo, aos olhos de tantos de nós, o ensino é um sector permanentemente à beira do colapso, que reformas sucessivas procuram resgatar.

Essa é, contudo, uma visão distorcida da realidade. Não há duas escolas iguais, é certo, mas a generalidade funciona bem e desenvolve um trabalho digno de nota.

É essa perspetiva que também nos propomos dar a partir de hoje. “Nós na escola” será uma rubrica fixa até ao final do ano letivo, onde todas as semanas revelamos uma escola diferente.

Nesta série de trabalhos, traçamos o BI das secundárias públicas, contamos a sua história, conhecemos o seu espaço, a oferta formativa e os principais projetos. Haverá ainda lugar para mostrar os rostos da escola, aqueles que fazem girar a máquina no quotidiano e os que ninguém esquece.

A escola é uma instituição demasiado marcante na nossa vida para não ser bem conhecida e entendida. A verdade é que nem quando a frequentamos somos capazes de ver todas as suas dimensões. São muitas e muito interessantes.

A imagem de alunos malcomportados e de professores à beira de um ataque de nervos também faz parte do cenário. Mas não é o elemento que predomina.