Assinar

Murmúrios do Lis: Os vampiros!

Quem diria que após a instauração da liberdade alcançada com o 25 de Abril de 1974, o povo português estaria hoje a sofrer o mais feroz ataque aos seus direitos e liberdades de que há memória!

Edgar de Carvalho, técnico superior da EDP aposentado edgarcarvalho1@hotmail.com

Quem diria que após a instauração da liberdade alcançada com o 25 de Abril de 1974, o povo português estaria hoje a sofrer o mais feroz ataque aos seus direitos e liberdades de que há memória! A fome está em milhares de lares, os jovens não têm futuro apesar das licenciaturas que os atiram para o desemprego, os reformados e aposentados são o grupo da população mais penalizado e sectores da economia, como a agricultura, pescas e indústria naval, que outrora eram a reserva do país e criavam milhares de postos de trabalho estão hoje “desativados”, fruto das más políticas dos nossos governantes! A visita da chanceler Merkel não trouxe nada de novo… Apenas um passeio diplomático! Agora em retribuição, temos aí 2013 com mais impostos, maior emigração, redução de salários, mais anos de trabalho, pior saúde, menos educação, justiça sem justiça e a terceira taxa de desemprego mais alta da Europa, é este o cenário de um país em recessão, num ambiente de grande contestação social! O futuro é imprevisível! Os municípios também sofrem com esta austeridade e com os brutais cortes do Governo nos orçamentos das autarquias em prejuízo do desenvolvimento dos concelhos como acontece com Leiria!

É por este “Estado da Nação” que os portugueses voltam a ouvir as canções de Abril como “Os Vampiros”, do saudoso Zeca Afonso: Eles comem tudo/Eles comem tudo/ E não deixam nada”!

(texto publicado a 16 de novembro de 2012)