Assinar

Nova creche de Parceiros apontada como modelo

Chama-se “Superninho”, tem capacidade para 66 crianças e foi esta semana apontada como uma das boas obras do programa PARES

No espaço de um mês a lotação esgotou. Afinal, a creche com que os antigos funcionários dos supermercados Ulmar sonharam há muitos anos, fazia mesmo falta. Chama-se “Superninho”, tem capacidade para 66 crianças e foi esta semana apontada como “uma das boas obras do programa PARES” pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que veio a Leiria inaugurar a escola-modelo.

Na quarta-feira, seis meses depois de ter começado a funcionar no aldeamento de Santa Clara, freguesia de Parceiros, a escolinha pôde finalmente ostentar a placa  que sela anos de “teimosia”, como lhe chamou o presidente da direcção da Supercoop (Cooperativa de Solidariedade Social), José Francisco Caixinha. Os supermercados da marca acabaram, mas os antigos funcionários prosseguiram com o sonho da creche. Anos de luta e mais de um milhão de euros depois, a dupla creche tem já uma lista de espera na ordem das 100 crianças.

“O que encontrei aqui foi uma instituição que fez um esforço muito grande, construindo algumas valências que não eram abrangidas pelo programa PARES e isso é um esforço que deve ser enaltecido”, disse ao nosso jornal Pedro Marques, depois da visita ao espaço, que considerou “de óptima qualidade e funcionalidade de apoio às crianças”. Já antes, o director da Segurança Social de Leiria, Fernando Gonçalves, antecipara o que a comitiva iria ver: “uma das melhores creches do país e talvez a melhor do distrito”.

Lá dentro, só as salas do infantário continuam fechadas, embora por pouco tempo. Uma vez assinado o acordo de cooperação, no próximo ano lectivo muitas crianças transitam da creche para lá, deixando ainda algum espaço para outras ocuparem as 75 vagas daquela valência.

A verdade é que o projecto de arquitectura e o edifício são apenas o palco para protagonistas de palmo e meio. Ali, a diferença faz-se sobretudo pelo modelo “High Scope”, que em Portugal começa agora a dar os primeiros passos. No distrito de Leiria, a Superninho é a creche pioneira.

O modelo – importado dos Estados Unidos da América “acredita na criança, centra-se no que ela sabe e consegue, reconhece cada passo, cada esforço, cada ganho”. É assim que a página oficial da Associação High Scope descreve (em http://www.highscope-portugal.com/) esta forma diferente de educar os mais pequenos. Elsa Leitão, directora da creche de Parceiros, aponta a interacção entre a escola, a família e a comunidade como o pilar dessa metodologia. A título de exemplo conta uma experiência recente. “A prenda do dia do pai foi feita em conjunto pelas crianças, com as mães, aqui na escola”.

“Olha, aquele senhor tem uma gravata da cor das minhas unhas!”. De chapéu a tapar-lhe a testa branca, deixando à vista os olhos azuis, a pequena Maria (vamos chamar-lhe só assim) e os amigos estão mais contentes do que é costume: não é todos os dias que recebem tantas visitas no Infantário, na Guia. O senhor da gravata é Fernando Gonçalves, que ali acompanha o secretário de Estado da tutela, Pedro Marques na inauguração da creche, bem como uma extensa comitiva de autarcas, técnicos da segurança social e outros convidados. Na Guia, a oeste do concelho de Pombal, a obra é da Associação de Promoção Social ACUREDE, que tem história na localidade desde a década de 70, quando era apenas um clube de recreio, cultura e desporto. Os tempos mudaram e as atenções da colectividade deixaram de lado os bailes e as matinés. Nos últimos anos seguiu o caminho de muitas outras no distrito: transformou-se em IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e dedicou-se a apoiar a infância. É ali que todos os dias os pais de 162 crianças deixam os filhos entregues aos cuidados de educadoras e auxiliares. As obras de ampliação do edifício (que contemplam também uma biblioteca) custaram cerca de 450 mil euros. Mas falta ainda pagar uma parcela importante, tal como lembrou o presidente da ACUREDE, António Conceição. “É mais um sonho cumprido”.

Paula Sofia Luz
paula.sofia@regiaodeleiria.pt

 

 

 

 

 

Creches ao(s) PARES*

400 milhões é o investimento global do programa, a nível nacional

40 milhões de euros foram gastos no distrito de Leiria

20 creches  foram abrangidas por este apoio do Governo no distrito de Leiria

200 mil euros é o valor da comparticipação anual à creche da Supercoop, de Parceiros

150 mil euros é o valor anual para a creche da ACUREDE, na Guia

230 euros é o valor aproximado, por criança, mensalmente atribuído pelo Estado

* Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais


Secção de comentários

  • sílvia coelho disse:

    eu só gostava que me dessem a opurtunidade de poder trabalhar nesse ninho,é um sonho muito antigo e só quando estive no desemprego tive a oportunidade como poc de estar em contato com crianças. fui mãe aos 16 anos sempre adorei crianças e sinto-me hoje uma mãe de ninho vazio os meus filhotes casaram saíram de casa .e embora já tenha uma netinha.sinto que tenho muito amor para dar e estou farta de estar fechada em casa!se tiverem um cantinho para mim ficar-lhe-ei eternamente grata!

  • olinda januario disse:

    ola meu nome e olinda januario vivo em mocambique exatamente na cidade da beira,gostei do trabalho k voces estao fazendo, eu tambem tenho um grande sonho de abrir uma creche pa ajudar as criancas da minha cidade pork o meu plano e de ter uma creche sem fims lucrativos ajudando criancas desfavorecidas que nao tem nem o que comer e criancas vitimas de HIV porque tem muita crianca sofrendo no meu pais e algumas sao abandonadas apois o nascimento. eu gostaria que voces viessem e ajudassem tambem as criancas do meu pais.porque o vosso trabalho e muito bonito .

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.